É falso que Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, apagou das suas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio à sua candidatura, como alegam publicações enganosas. Ao menos dois vídeos em que Bolsonaro reforça a aliança com Nunes foram publicados na segunda-feira (19) e continuam disponíveis no perfil do candidato.
Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (21).
Nunes apagou o vídeo de Bolsonaro declarando apoio a ele de suas redes sociais.
Não é verdade que Ricardo Nunes apagou das suas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicita apoio à sua candidatura. A alegação é falsa.
A postagem enganosa usa um vídeo de 2021 em que o prefeito da capital paulista falava à Rádio Bandeirantes sobre medidas de segurança durante a pandemia de Covid-19. Insere nele uma legenda sem relação com o tema da entrevista para sugerir que Nunes teria apagado um vídeo no qual Bolsonaro lhe declara apoio.
Ao menos dois vídeos em que Bolsonaro reforça aliança com Nunes, publicados nesta segunda-feira (19), continuam disponíveis no perfil do prefeito (aqui e aqui). Um dos registros, feito durante a convenção partidária que oficializou o nome de Nunes para a disputa em São Paulo, também continua no Facebook (veja aqui).
Em uma das gravações, publicada em colaboração com o perfil do PL no Instagram, o ex-presidente destaca a coligação entre o seu partido e o MDB na capital paulista, lembrando que o candidato a vice-prefeito na chapa de Nunes é o ex-coronel da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo, filiado ao PL.
Aos Fatos também entrou em contato com a campanha de Ricardo Nunes para comentar o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.
O caminho da checagem
Aos Fatos visitou as redes sociais de Ricardo Nunes (MDB), prefeito e candidato à reeleição na cidade de São Paulo, e identificou que ao menos dois vídeos recentes com declarações de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à sua candidatura continuam disponíveis.
A reportagem também procurou a assessoria da campanha de Ricardo Nunes para comentar o assunto, mas ainda não obteve retorno. Aos Fatos ainda consultou notícias na imprensa para contextualizar a verificação.