🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Novo não integra conselho político com partidos de esquerda contra Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

2 de outubro de 2020, 12h58

É falso que o partido Novo se uniu a siglas de esquerda para formar um conselho político de oposição ao governo Bolsonaro, como afirmam publicações nas redes. A peça recicla uma desinformação que circulou em fevereiro que dizia que o deputado federal Vinícius Poit (Novo-SP) teria participado da criação do conselho durante um encontro do movimento Direitos Já - Fórum da Democracia, naquele mês. O deputado de fato estava presente no evento, mas tanto Poit quanto o movimento negam que ele tenha atuado na criação da frente.

A peça de desinformação (veja aqui) voltou a circular no Facebook nesta semana. Até a manhã desta sexta-feira (2), publicações do tipo acumulavam cerca de 6.000 compartilhamentos. Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Partido Novo se une a partidos de esquerda e criam conselho político anti-Bolsonaro. E o Novo era a alternativa…

Circula nas redes sociais uma informação falsa de que o Novo teria se aliado a partidos de esquerda para formar um conselho contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). As peças de desinformação atribuem um texto do site Notícias Brasil Online publicado em fevereiro como fonte. A reportagem diz que o deputado federal Vinícius Poit (Novo-SP) teria participado de uma reunião do movimento Direitos Já - Fórum da Democracia, que instalou um conselho político anti-Bolsonaro e organizou protestos contra o então ministro da Educação Abraham Weintraub.

Por mais que Poit, de fato, tenha participado da reunião, tanto o deputado quanto o partido negam qualquer união com legendas de esquerda. Segundo Poit, que publicou diversos desmentidos sobre o assunto (aqui e aqui), a decisão da formação da conselho foi feita sem sua participação: “Eu fui convidado para um debate, quando tem um debate, tem gente que pensa de forma diferente (...). Nesse debate, a gente falou sobre democracia, estado democrático de direito, eu defendi, inclusive, o diálogo, defendi a gente se unir em torno de pautas positivas para o Brasil, as reformas e por aí vai e saí antes porque eu tinha outro compromisso. Fui surpreendido que no finalzinho a turma que ficou se juntou e formou uma frente, que é essa porcaria dessa frente aí”.

O movimento Direitos Já, por meio de nota ao Aos Fatos, negou que Poit tenha ligação com a frente ou com a criação do conselho: “Ele [Poit] foi a uma única reunião, essa de formação do conselho, mas não aderiu ao movimento”. A assessoria da frente ainda disse que o deputado foi convidado para assistir a reunião por um dos integrantes, mas que não aderiu ao movimento.

A publicação, que viralizou nas redes sociais em fevereiro e em junho, voltou a circular nas redes após o Novo ter suspendido a candidatura do candidato à Prefeitura de São Paulo Filipe Sabará. O empresário então alegou que seria vítima de uma “ala esquerdista” dentro do partido composta por aliados do candidato derrotado à Presidência da República e fundador da legenda, João Amoêdo. Nesta quinta-feira (1º), no entanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu a decisão que impedia Sabará de fazer campanha e pedir votos.

Outro lado. O Aos Fatos entrou em contato com um dos responsáveis pelo Notícias Brasil Online por e-mail para que ele pudesse comentar a checagem. O texto será atualizado no momento que a resposta for enviada.

Referências:

1. Estadão (Fontes 1 e 2)
2. Novo
3. Instagram (viniciuspoit)
4. Facebook (ViniciusPoit)
5. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.