🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Novo juiz do TRE-RJ não é filho do ex-governador Sérgio Cabral

Por Luiz Fernando Menezes

25 de abril de 2023, 17h21

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou um filho do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (sem partido) para o cargo de juiz do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). O pai do advogado Fernando Cabral Filho, escolhido na quinta-feira (20) pelo Palácio do Planalto a partir da lista tríplice, é o ex-desembargador Fernando Marques de Campos Cabral.

Publicações com a alegação enganosa acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (24) e também circulam no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula nomeia o advogado Fernando Cabral Filho, filho do ex-governador do Rio, Sergio Cabral, como juiz do TRE-RJ.

Publicação mente ao afirmar que Fernando Cabral é filho do ex-governador Sérgio Cabral

São enganosas as publicações que afirmam que Fernando Cabral Filho, nomeado na última quinta-feira (20) como juiz do TRE-RJ, seja filho do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. O pai do advogado é, na verdade, o desembargador aposentado e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro Fernando Marques de Campos Cabral.

O ex-governador Sérgio Cabral te cinco filhos — Marco Antônio Cabral, João Pedro Neves Cabral, José Eduardo Neves Cabral, Tiago Ancelmo Cabral e Mateus Ancelmo Cabral —, nenhum com nome similar ao do juiz recém-nomeado.

Fernando Cabral Filho foi escolhido para a vaga do TRE-RJ pelo presidente Lula. Seu nome constava na lista tríplice entregue ao Planalto em novembro de 2022, junto dos advogados Carlos Eduardo de Campos Machado e Gustavo Rebello Horta.

Referências:

1. Poder360 (1 e 2)
2. Amaerj
3. G1 (1 e 2)
4. O Dia

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.