‘New York Times’ não publicou reportagem sobre suposta investigação de Trump contra Eduardo Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o jornal americano The New York Times publicou uma reportagem sobre uma suposta investigação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Não há registros do conteúdo no site do jornal ou em outros veículos de imprensa. Além disso, as imagens compartilhadas pelas peças desinformativas foram geradas por IA (inteligência artificial).

O conteúdo falso acumulava cerca de 510 mil visualizações no TikTok, 520 mil visualizações no YouTube, mil compartilhamentos no Facebook e milhares de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (25).

B. O. M. B. A. ! O NEW YORK TIMES publicou uma MATÉRIA que diz que TRUMP mandou MARCO RUBIO investigar se Bananinha manipulou informações. Se as suspeitas estiverem corretas, Bananinha e o neto do ditador vão ter os vistos cancelados e serão expulsos dos EUA.

A imagem mostra uma montagem composta por três elementos principais. No fundo, há a página de um jornal em inglês, com supostas fotos em destaque de Eduardo Bolsonaro, um homem branco de cabeça raspada e barba rala, mostrado em dois ângulos diferentes. O título visível no jornal traz parte das palavras 'Trump', 'Investigation' e 'Eduardo Bolsonaro'. Na frente do jornal, há uma faixa branca com letras pretas em caixa alta que diz: 'Trump manda investigar Eduardo Bolsonaro!', seguido de um emoji de rosto surpreso. Na parte inferior direita da imagem, há uma foto de Donald Trump, um homem branco de cabelos claros, apontando para cima com o dedo indicador da mão direita e com a boca entreaberta.

Publicações enganam ao afirmar que o New York Times publicou reportagem sobre uma suposta investigação de Donald Trump contra Eduardo Bolsonaro. As peças desinformativas alegam que o republicano teria solicitado ao Secretário de Estado, Marco Rubio, que apurasse se o deputado tentou manipular o governo americano para livrar Jair Bolsonaro (PL) da cadeia.

Uma busca no site do jornal, no entanto, não retornou nenhuma menção ao suposto episódio. A última reportagem que cita Eduardo foi publicada em 20 de agosto e trata do suposto plano de Jair Bolsonaro de pedir asilo na Argentina, revelado pela Polícia Federal após análise do celular do ex-presidente.

Também não há registros de reportagens similares publicadas em outros veículos de imprensa.

A imagem mostra uma captura de tela de uma página do site do jornal ‘The New York Times’, com resultados de busca para 'Eduardo Bolsonaro'. No topo, aparece o título ‘Eduardo Bolsonaro’ e, abaixo, duas matérias listadas. A primeira matéria é datada de 20 de agosto e tem como título: 'Jair Bolsonaro Planned to Seek Asylum in Argentina, Brazil’s Police Say' (Jair Bolsonaro planejou pedir asilo na Argentina, diz polícia, em português). À direita do título, há uma foto de Jair Bolsonaro, um homem branco de cabelos grisalhos, de camisa amarela, acompanhado por um homem de camisa escura. A segunda matéria, datada de 18 de março, tem como título 'Son of Jair Bolsonaro Says He Will Seek Political Asylum in the U.S.' (Filho de Jair BOlsonaro diz que ele pedirá asilo político aos EUA, em português). À direita do título, há uma foto de Eduardo Bolsonaro, um homem branco e careca, vestindo terno escuro, gravata roxa e camisa branca, em pé, com outras pessoas ao redor.
Busca no site do ‘New York Times’ mostra que não há publicações recentes sobre a suposta investigação (Reprodução)

Além disso, as publicações falsas compartilham uma imagem gerada por inteligência artificial que simula a publicação da matéria na versão impressa do New York Times. Há diversos indícios que apontam que o conteúdo foi criado artificialmente:

  • O texto é formado por caracteres que não existem;
  • O espaçamento dos parágrafos é irregular;
  • O projeto gráfico da página não é o mesmo usado pelo jornal;
  • O homem que aparece na suposta foto publicada não tem feições similares às de Eduardo Bolsonaro.

A desinformação passou a circular após a PF (Polícia Federal) divulgar um relatório alegando que Eduardo Bolsonaro tentou induzir autoridades americanas a aplicar sanções contra o Brasil e integrantes do setor público com objetivo de “satisfazer interesses pessoais ilícitos”.

Em uma das mensagens enviadas ao pai, recuperadas pela PF, o deputado escreveu: “Torce para a inteligência americana não levar isso aqui ao conhecimento do Trump”. A mensagem estava acompanhada de uma imagem cujo conteúdo não pôde ser recuperado pelos investigadores.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou buscas no site do New York Times e em outros veículos de imprensa e não encontrou qualquer registro da suposta reportagem. Também realizamos análise da imagem compartilhada nas redes, identificando que o registro foi gerado por IA.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima