🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

‘The New York Times’ não publicou artigo dizendo que TV Globo ‘acaba com o Brasil’

Por Priscila Pacheco

20 de maio de 2020, 13h17

Não é verdade que o The New York Times veiculou que a TV Globo é uma "mídia prostituta que acaba com o Brasil", como afirma um texto do site Blitz Amazônico compartilhado nas redes sociais (veja aqui). A publicação faz referência a um artigo de opinião escrito pela jornalista brasileira Vanessa Barbara no jornal americano que, apesar de fazer críticas à emissora, em nenhum momento traz tais termos. A peça de desinformação também engana ao dizer que a coluna, originalmente publicada em 2015, é da última semana e ao suprimir mais da metade do conteúdo quando afirma que o texto está reproduzido na íntegra.

Difundida no Facebook, o conteúdo enganoso acumulava ao menos 30.000 compartilhamentos até a manhã desta quarta-feira (20). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

New York Times detona Rede Globo: "Mídia Prostituta que acaba com o Brasil"

Publicações que circulam nas redes sociais compartilham um texto do site Blitz Amazônico que afirma que o The New York Times chamou a TV Globo na semana passada de "mídia prostituta que acaba com o Brasil". O artigo citado pelo site, no entanto, é um texto de opinião da jornalista Vanessa Barbara que, apesar de criticar a emissora, não faz uso dos mesmos termos. Ainda assim, a coluna, publicada na verdade em 2015, não é um posicionamento oficial do jornal.

A peça de desinformação também engana ao dizer que o texto de quatro parágrafos que publica é a íntegra do artigo da jornalista quando o original tem 16. À época, Vanessa Barbara escreveu que a TV Globo era onipresente nos lares brasileiros e, por isso, poderia "exercer influência considerável sobre nossa política". Sua coluna discorre sobre o que ela viu ao assistir a um dia inteiro de programação da emissora e afirma que, ao final ela estava menos preocupadas com as crises políticas da época, que ocupavam pequeno espaço na programação.

Em nenhum momento, a jornalista sustenta o argumento do site Blitz Amazônico de que TV Globo tem uma programação baseada em apelo sexual, deturpa valores familiares cristãos e zomba de religiões.

O Aos Fatos também verificou se foi publicada alguma outra crítica ou qualquer posicionamento do The New York Times sobre o Grupo Globo, mas não encontrou nenhum registro no acervo do jornal. Na coluna mantida por Barbara, o último texto foi publicado no dia 14 de abril e fala sobre Covid-19 e o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro.

A mesma peça de desinformação já havia sido publicada em 2017.

Outro lado. Procurado por Aos Fatos, o site Blitz amazônico disse que reproduziu a matéria encontrada em outra página, mas não disse qual.

Referências:

1. The New York Times (Fontes: 1, 2 e 3)


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.