Nestlé não fechou fábricas nem demitiu 16 mil funcionários no Brasil

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

A Nestlé não demitiu 16 mil funcionários, nem fechou duas fábricas ou encerrou a produção de KitKat no Brasil, como afirmam posts nas redes sociais. As unidades desativadas ficam na Europa, o corte de funcionários ocorre mundialmente e o chocolate continua sendo produzido no país.

Postagens com o conteúdo enganoso reuniam ao menos 15.000 interações no X e no Instagram até a tarde desta quinta-feira (20).

Nestlé demite 16 mil funcionários, fecha 2 fábricas e encerra produção de KitKat

Alt text: Captura de tela de uma publicação nas redes sociais composta por uma legenda de texto e uma imagem de uma notícia. No topo, a legenda do usuário diz: 'Ah, mas é só rico que é afetado...'. Abaixo, a imagem mostra a captura de tela de um portal de notícias com um cabeçalho azul contendo o ícone de menu e uma lupa de busca. O título principal da notícia, em letras garrafais e destacadas, traz: 'Nestlé demite 16 mil funcionários, fecha 2 fábricas e encerra produção de KitKat'. Abaixo do título, o subtítulo: 'Produção de KitKat será encerrada em uma das fábricas, mas Nestlé segue com seus produtos normalmente.' Na parte inferior da notícia, há a foto de perfil do autor desfocada, o ícone de um calendário e a data e hora: '17/08/2026 - 22:59'.

A Nestlé não demitiu 16 mil funcionários, fechou duas fábricas ou encerrou a produção de KitKat no Brasil. O corte de trabalhadores ocorre mundialmente e as duas unidades desativadas ficam na Hungria e Alemanha. Além disso, a produção do chocolate segue no interior de São Paulo.

A empresa, de fato, anunciou um plano global de redução de custos em outubro de 2025. No entanto, a demissão de 16 mil funcionários é uma estimativa mundial, não apenas para o Brasil. Para o Aos Fatos, a empresa disse que não divulga os números de desligamentos por país.

Uma imagem com fundo claro contendo um slide explicativo sob o título 'Prioridades estratégicas para os próximos meses'. O texto está estruturado em três tópicos principais, marcados por marcadores quadrados (bullets):  Priorizar rigorosamente as oportunidades de crescimento.  Foco claro na alocação de capital de forma racional, baseada em dados e imparcial, apoiando as oportunidades mais promissoras com investimentos crescentes em larga escala.  Aumentamos nossa ambição em relação à inovação, aproveitando o impulso das seis grandes apostas globais e ampliando nossa abordagem, incluindo uma mudança radical em relação ao conhecimento do consumidor e às capacidades de marketing.  Acelerando nosso programa de redução de custos 'Combustível para o Crescimento'  Maior foco na eficiência operacional, incluindo o aproveitamento de serviços compartilhados e a automatização de nossos processos, para impulsar uma transformação positiva dos negócios.  Redução global planejada de aproximadamente 16.000 funcionários nos próximos dois anos, sujeita a consulta quando aplicável (trecho destacado em amarelo):  Inclui cerca de 12.000 profissionais administrativos em diversas funções e regiões, gerando uma economia anual de CHF 1 bilhão até o final de 2027 (o dobro do plano original de CHF 0,5 bilhão); os custos de reestruturação pontuais relacionados devem ser o dobro da economia anual;  Redução adicional de aproximadamente 4.000 funcionários como parte das iniciativas contínuas de produtividade na manufatura e na cadeia de suprimentos.  A meta de economia total de custos do programa 'Fuel for Growth' foi aumentada para CHF 3,0 bilhões (em comparação com os CHF 2,5 bilhões anteriores) até o final de 2027.  Focados na geração de caixa e comprometidos com retornos sustentáveis para os acionistas.  Plano claro para gerar fluxo de caixa livre acima de CHF 8 bilhões em 2025, recuperando a partir de 2026 com crescimento do fluxo de caixa livre em CHF consistentemente superior ao crescimento dos dividendos.  Comprometidos com nossa prática de longa data de pagamento de dividendos.  No canto inferior esquerdo da imagem, há um ícone circular verde com um paleta de pintura.
Trecho do relatório "Nine-month sales 2025: Positive trends; focus on driving growth", publicado pela Nestlé em outubro de 2025

Além disso, as duas unidades desativadas ficam na Europa. Em março do ano passado, a empresa anunciou que iria fechar a fábrica de Neuss, na Alemanha, devido aos altos custos de produção. Já em julho de 2026, foi anunciado o encerramento, até o final do ano, da planta industrial de Diósgyőr, na Hungria, que produz apenas bonecos ocos de chocolate.

A Nestlé disse ao Aos Fatos que todas as 18 fábricas da companhia no Brasil seguem em funcionamento e que o país é a terceira maior operação da empresa no mundo.

Segundo o relatório anual de 2025, divulgado no site oficial da Nestlé, Brasil e Estados Unidos foram os países que mais impulsionaram o crescimento da empresa no continente americano. A companhia disse ainda que “mantém um plano de investimentos de R$ 7 bilhões no país até 2028, atualmente em plena execução”.

Também é falso que a produção de KitKat foi encerrada no Brasil. A marca disse ao Aos Fatos que o doce segue sendo produzido na unidade de Caçapava (SP).

Narrativa recorrente. Esta não é a primeira vez que publicações nas redes distorcem anúncios de fechamentos de plantas industriais, encerramento de atividades ou demissões em massa sem relação com o Brasil para sugerir uma saída de empresas do país durante o governo Lula (PT).

Apenas em 2026, Aos Fatos já desmentiu alegações de que:

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou informações sobre o fechamento de fábricas e demissões de funcionários da Nestlé no Brasil. Em seguida, a reportagem entrou em contato com a empresa.

Aos Fatos também consultou os relatórios fiscais e coberturas de anos anteriores sobre movimentações comerciais da corporação.

Referências

  1. Nestlé (1 e 2)
  2. Reuters
  3. Swiss Info
  4. Aos Fatos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

Checamos a entrevista de Flávio Bolsonaro à TV Globo

Checamos a entrevista de Flávio Bolsonaro à TV Globo

falsoVídeo mostra construção de ponte na China, não no Brasil

Vídeo mostra construção de ponte na China, não no Brasil

falsoÉ falso que Trump disse em discurso que vai capturar e prender Lula

É falso que Trump disse em discurso que vai capturar e prender Lula

fátima
Fátima