É antiga a notícia de que lojas e supermercados na cidade de São Vicente, no litoral paulista, foram saqueados. A desinformação tem origem numa reportagem da TV Tribuna de junho de 2013 e vem sendo compartilhada nas redes sociais por perfis bolsonaristas para defender o fim do isolamento social por causa do novo coronavírus.
Publicações usam reproduções da reportagem de 2013, que é verdadeira, mas afirmam enganosamente que o saque ocorreu recentemente, em decorrência da pandemia. Esses posts já registravam mais de 3.500 compartilhamentos no Facebook até o final da tarde desta quarta-feira (25). Todas as publicações foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona), que é quando uma informação verdadeira é tirada do seu contexto original.
Coronavírus: mercados e lojas são saqueados em São Paulo; tudo foi levado
Fora de contexto, uma notícia de 2013 sobre invasões e saques em mercados e lojas São Vicente (SP) vem sendo compartilhada por perfis bolsonaristas nas redes sociais para defender o fim do isolamento social. Ao clicar no link divulgado pelas publicações, o usuário é direcionado à uma reportagem real da TV Tribuna que foi veiculada no dia 20 de junho de 2013, como pode ser verificado na aba “Mais informações”.
Na época, manifestações contra o aumento da passagem de ônibus aconteciam em diversas cidades de São Paulo. Os protestos ocorreram em diversos dias e, em muitos casos, foram registrados atos de vandalismo, violência e confronto com a polícia. Em São Vicente, os manifestantes também foram responsáveis por incendiar ônibus.
Aos Fatos procurou relatos na imprensa de saques na última semana e encontrou registro de um arrastão em um estabelecimento na zona leste da capital paulista no dia 14 de março. Segundo o jornal Agora, um grupo entre 20 e 30 pessoas saquearam um supermercado, levando produtos como cigarros, chocolates e bebidas.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.