Não há registro de que Musk planeje construir fábricas e escolas no Brasil

Compartilhe

Não é verdade que o empresário e dono do X, Elon Musk, anunciou que vai construir escolas Astra Nova e fábricas da Tesla e da SpaceX no Brasil. Não há registro de nenhum anúncio semelhante na imprensa ou nas redes do bilionário.

A publicação enganosa acumula centenas de compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta (7). As peças de desinformação também têm sido disseminadas no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

O STF não está nada feliz com os investimentos de Elon no Brasil. Entre trazer a Tesla e Space X, gerando milhares de empregos para brasileiros, e seu projeto de educação que visa construir as escolas Astra Nova em diversas capitais, Elon Musk tirou cerca de US $ 30 milhões do seu próprio bolso para realizar as ações.

Print do vídeo mostra reunião do STF e cabeça de Alexandre de Moraes

São mentirosas as publicações que afirmam que o empresário Elon Musk pretende construir fábricas e escolas no Brasil. Aos Fatos não encontrou nenhuma notícia ou publicação nas redes do bilionário sobre investimentos semelhante no país:

  • Em fevereiro, a Tesla abriu uma loja no Chile, a primeira na América do Sul. Desde então, não foram divulgadas informações sobre planos de trazer os serviços para o Brasil;
  • Já em relação à SpaceX, não há instalações da empresa fora dos Estados Unidos;
  • Por fim, a Astra Nova não é uma escola física, e sim uma instituição experimental totalmente online criada pela SpaceX.

As peças de desinformação também omitem que as empresas de Musk já possuem contratos no Brasil desde 2022. Nessa época, a Vale fechou um acordo para fornecer níquel à Tesla e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o uso de satélites Starlink no país.

Atualmente, a internet oferecida pela empresa de Musk representa 0,5% do mercado brasileiro de banda larga e é usada inclusive por órgãos do governo federal para levar conexão a lugares distantes.

Imposto. As peças inventam ainda que o governo federal estaria atrapalhando os planos de Musk ao determinar uma taxação de 40% sobre os investimentos do empresário. Elas omitem, no entanto, que o IOF sequer é determinado “pelo governo”: a alíquota do imposto é regulamentada pelo decreto 2.219/1997.

Como o investimento citado nas peças de desinformação não existe, não é possível saber qual seria sua natureza e, portanto, qual taxação poderia incidir sobre ele.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República afirmou que as alegações feitas pela publicação são falsas.

O Comprova também publicou uma checagem sobre o assunto.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou nas redes e na imprensa por anúncios e notícias referentes a construções de escolas Astra Nova ou de fábricas da SpaceX e da Tesla, mas não encontrou nenhum resultado. A reportagem também consultou a legislação referente ao IOF.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade