🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não há indícios de que invasor do Congresso que agradeceu doações em vídeo seja ‘infiltrado’

Por Marco Faustino

16 de janeiro de 2023, 15h41

Não há provas de que o instrutor de voo Samuel Faria, que invadiu o Congresso Nacional em 8 de janeiro e gravou um vídeo lá dentro em que agradece doações, seja um ‘infiltrado’, como alegam posts. Na gravação, o golpista menciona que recebeu PIX de ‘patriotas’ de cidades do interior paulista. Ao analisar os perfis dele nas redes sociais, Aos Fatos constatou que Faria compartilha conteúdo bolsonarista e antipetista ao menos desde 2015.

Publicações com a alegação infundada acumulavam pelo menos 4.200 curtidas no Instagram e centenas compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (16).


Selo falso

Mais um infiltrado maligno, confessando que foi pago. “O dinheiro está na conta”, zomba dos patriotas, já estava dentro do Senado antes da chegada dos manifestantes pacíficos.

Posts difundem que o homem que insinua ter sido patrocinado via Pix foi um ‘infiltrado’ nos últimos golpistas de domingo (8), o que não procede.

Diferentemente do que alegam os posts checados, não há provas de que seja um infiltrado o homem que aparece em vídeo dentro do Congresso Nacional agradecendo doações de “amigos patriotas” do interior de São Paulo durante a invasão golpista à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Os indícios disponíveis apontam, na realidade, que o instrutor de voo Samuel Faria seria um bolsonarista devoto. Nas redes sociais, ele compartilha conteúdo a favor do ex-presidente e contra a esquerda ao menos desde 2015, como Aos Fatos constatou.

Em dezembro do ano passado, por exemplo, Faria compartilhou um vídeo no Facebook que mistura cenas de manifestações bolsonaristas e do filme V de Vingança, no qual um personagem misterioso chamado “V” realiza diversas ações com o intuito de combater o totalitarismo do Estado. O filme faz alusão à Conspiração da Pólvora, movimento que queria explodir o parlamento do Reino Unido com o objetivo de assassinar os responsáveis pela repressão de direitos políticos dos católicos em 1605.

Post difundido por Samuel faria em dezembro de 2022 que faz alusão ao filme V de Vingança
Filme. Samuel Faria compartilhou vídeo que mistura cenas de manifestações bolsonaristas com o filme V de Vingança.

No mês anterior, Faria publicou versão editada de vídeo de setembro de 2018 em que ex-vice-presidente e senador diplomado Hamilton Mourão (Republicanos-RS) questiona a legitimidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar as Forças Armadas.

ídeo editado em que o general Hamilton Mourão tece críticas a Lula; registro é de 2018 e foi descontextualizado
Crítica. Samuel Faria ajudou a difundir vídeo editado em que o general Hamilton Mourão tece críticas a Lula; registro é de 2018 e foi descontextualizado.

Faria também comemorou a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018: “Sai Foro de São Paulo. Entra OCDE”, diz uma das publicações. Em outra, Bolsonaro aparece com a faixa presidencial e a frase “Deus abençoe o nosso Brasil”.

Posts mostram que Samuel Faria comemorou a vitória de Bolsonaro em 2018
Comemoração. Vitória de Bolsonaro em 2018 foi comemorada por Samuel Faria

Antes da eleição de 2018, Faria fez publicações que criticavam a esquerda. Em uma delas, o ex-deputado federal Jean Wyllys é apontado como exemplo de um “gay de esquerda” e contra Deus, família, ordem e progresso.

Posts comparam de maneira pejorativa homossexuais de direita e de esquerda
Discurso de ódio. Samuel Faria compartilhou publicação que compara de maneira pejorativa homossexuais de direita e de esquerda.

Em maio de 2016, Faria ajudou a compartilhar a imagem de uma penitenciária com os dizeres “Instituto Lulla inaugura da nova sede”, com a legenda “Agora cabem todos”.

Post faz ataque ao PT ao associar a imagem de uma penitenciária como sendo a nova sede do Instituto Lula
Ataque. Samuel Faria compartilhou publicação que associou a imagem de uma penitenciária como sendo a nova sede do Instituto Lula.

Procurado por Aos Fatos, Faria não respondeu.

O Aos Fatos mostrou que, mesmo com farta documentação da ação criminosa do último dia 8, bolsonaristas repetiram tática usada em dezembro e atribuíram as cenas de violência a “infiltrados” de esquerda sem apresentar evidências.

Referências:

1. G1
2. Cultura Genial
3. Poder 360
4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
5. Seape

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.