🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que uso prolongado de máscara de proteção causa hipóxia

Por Priscila Pacheco

12 de maio de 2020, 13h48

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o uso prolongado de máscaras de proteção provoca hipóxia, insuficiência de oxigênio no sangue que compromete funções corporais (veja aqui). Infectologista e pneumologista consultadas por Aos Fatos afirmam que a condição é provocada por doenças, como anemia ou pneumonia, não pela utilização da peça, hoje obrigatória em várias cidades para conter a transmissão da Covid-19.

As postagens desinformam ainda ao dizerem que motoristas podem perder a consciência ao dirigir usando máscaras, possibilidade refutada pelas médicas, e ao recomendarem que a peça seja retirada do rosto a cada dez minutos, o que contraria a indicação de prevenção da OMS (Organização Mundial de Saúde).

No Facebook, posts com a desinformação reuniam ao menos 4.600 compartilhamentos até a manhã desta terça-feira (12) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

MÁSCARA - O uso prolongado da máscara produz hipóxia. Respirar repetidamente o ar expirado se transforma em dióxido de carbono, e é por isso que nos sentimos tontos.

Não procede a alegação de que o uso de máscaras de proteção por horas a fio pode levar à insuficiência de oxigênio na corrente sanguínea e comprometer funções vitais, como sustentam publicações nas redes sociais. A hipóxia é uma condição provocada por enfermidades, como anemia muito grave, pneumonia avançada e insuficiência cardíaca, não pelo uso prolongado das peças no rosto, segundo a médica infectologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Raquel Stucchi.

De acordo com ela, o uso contínuo de máscaras produzidas com materiais inadequados, como jeans, poderia causar, no máximo, um desconforto respiratório, mas nada grave como hipóxia. Para máscaras caseiras, o mais indicado é que seja utilizado tecido de algodão e que haja camada dupla para agir como filtro ao mesmo tempo em que permite a respiração.


FALSO

Algumas pessoas dirigem o carro com a máscara, o que é muito perigoso, porque o ar viciado pode fazer o motorista perder a consciência.

Também não procede a informação de que um motorista pode perder a consciência ao dirigir usando máscara, como consta nos posts checados. A peça não interfere na respiração da pessoa mesmo se os vidros do carro estiverem fechados, de acordo com Ilma Paschoal, professora da Unicamp e médica pneumologista.

Ela ressalta, entretanto, que as janelas do veículo não podem ficar completamente fechadas caso alguém no carro esteja doente, porque isso impediria a circulação do ar e facilitaria a contaminação do ambiente.


FALSO

É importante lembrar de levantá-lo a cada 10 minutos para continuar se sentindo saudável

Levantar a máscara a cada 10 minutos, além de não interferir em nada na oxigenação do corpo, pode deixar a pessoa suscetível ao novo coronavírus. Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), deve-se evitar tocar na peça durante o uso. Caso o manuseio seja necessário, é preciso higienizar as mãos para que não haja contaminação.

Segundo Paschoal, não há um período de tempo limite para ficar de máscara, mas a troca deve ser feita sempre que a peça estiver úmida ou quando for manuseada de forma incorreta.


Esta peça de desinformação já foi checada em português por Agência Lupa e Polígrafo (Portugal) e, em espanhol, pela AFP.

Referências:

1. OMS

2. AFP

3. Polígrafo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.