Não é verdade que SBT voltará a exibir o programa A Semana do Presidente

Compartilhe

É falso que o SBT voltará a exibir “A Semana do Presidente", programa que o canal transmitiu entre 1981 e 1996 para mostrar a agenda dos mandatários brasileiros, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). Segundo a assessoria de imprensa da emissora, o retorno da atração não está previsto atualmente. No início de 2020, um programa piloto chegou a ser gravado, mas não foi aprovado pela direção do canal.

As postagens com esta informação enganosa contam com ao menos 119.300 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (25) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Por ordem de Sílvio Santos, o SBT voltará a exibir “A Semana do Presidente”, programa de grande sucesso durante o regime militar. O dono do SBT diz que é necessário destacar o trabalho do governo Jair Bolsonaro. Gostou?

Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao dizer que o SBT voltará a transmitir o programa “A Semana do Presidente” para mostrar Jair Bolsonaro (sem partido). Em nota ao Aos Fatos, a assessoria de imprensa do canal disse que não existe previsão para o retorno da atração à sua grade de programação.

Entretanto, a assessoria da emissora confirmou, por telefone, que foi gravado um programa piloto no início de 2020, mas que a nova versão não foi aprovada pela direção. Em 14 de fevereiro do ano passado, o jornalista Flávio Ricco noticiou em sua coluna no site UOL a volta do programa, mas, dias depois, publicou que o retorno havia sido cancelado.

“A Semana do Presidente” era financiado pelo governo federal e foi transmitido entre 1981, ainda durante a ditadura militar, e 1996, já no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Nele, o narrador Luiz Lombardi Neto (1940-2009) destacava as atividades dos mandatários. A atração era exibida aos domingos, no intervalo do programa de Silvio Santos.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e Boatos.org.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima