🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Lula quer se tornar pastor evangélico

Por Luiz Fernando Menezes

14 de janeiro de 2020, 15h02

É falsa a informação de que o ex-presidente Lula teria planos de se tornar pastor e criar uma grande catedral para “salvar o Brasil”, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais. A pretensão foi negada pela assessoria do petista em e-mail enviado ao Aos Fatos. Além disso, a alegada fonte da informação, o frade dominicano Frei Betto, nega que tenha dito coisa parecida.

Esta desinformação circulou primeiro em 2016 por meio de publicação do site Sempre Questione (veja aqui). O conteúdo enganoso voltou a ganhar difusão nas redes após a Folha de S. Paulo publicar, no último dia 5, que o PT trabalha estratégias para se aproximar do eleitorado evangélico.

Denunciadas por usuários do Facebook, as publicações, que acumulam mais de 16 mil compartilhamentos, foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Lula pretende se tornar PASTOR e construir uma das maiores catedrais do Brasil.

O ex-presidente Lula não tem planos de se tornar pastor ou construir “uma das maiores catedrais” do Brasil, como afirmam peças de desinformação que circulam nas redes sociais. Em e-mail enviado ao Aos Fatos, a assessoria do petista disse que se trata de “mais uma mentira contra Lula”.

O texto que traz a informação falsa afirma que o ex-presidente vai se converter à religião evangélica e passar a se chamar “Pastor Luis”. Diz, ainda, que Lula teria afirmado que “a salvação do Brasil está na sua conversão” e que “o Brasil necessita urgentemente de um Lula cristão que coloque o povo brasileiro de volta às suas raízes da moral e dos bons costumes”.

Segundo a publicação, tais informações teriam sido passadas pelo “Frei Berto”, provavelmente um erro na grafia do nome de Frei Betto, já citado nega: “é um completo absurdo. Só mesmo quem não conhece, nunca viu nenhuma palestra ou debate de Frei Betto, nunca leu nenhum livro dele, nem infantil, poderia imaginar que uma mentira como esta, sem nenhum sentido, seja verdade”.

Origem da desinformação. A falsa informação sobre Lula apareceu nas redes em abril de 2016, quando o site Sempre Questione, já checado por Aos Fatos e responsável por propagar teorias conspiratórias sobre saúde, publicou um texto sobre o assunto e citou como fonte outro site que também já teve publicações desmentidas, o Pensa Brasil.

Aos Fatos não encontrou a publicação original do Pensa Brasil sobre o assunto, mas em um vídeo no canal no YouTube Beckerral, os apresentadores leem trechos de um texto que circulava na época em um vídeo que data do dia 20 de abril de 2016: “o ex-presidente vai se converter e montar uma grande igreja (...). De início, ele já conta com mais de 5.000 fiéis para sua catedral. Pastor Luiz, o ex-presidente Lula montará sua igreja em São Paulo e promete ser uma grande catedral. Lula passará por um processo de conversão com a ajuda de Marco Feliciano”.

Quase quatro anos depois, no dia 5 de janeiro de 2020, a Folha de S.Paulo publicou na coluna Painel que o ex-presidente teria pedido ao PT para criar núcleos evangélicos como estratégia para acessar esse eleitorado. A publicação impulsionou a volta da peça de desinformação nas redes, que hoje passa dos 16 mil compartilhamentos.

Outro lado. Aos Fatos entrou em contato com o portal Sempre Questione para que ele pudesse se manifestar sobre a checagem. Até a última atualização desta matéria, não houve retorno.

A peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e pela Agência Lupa.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)
2. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.