É falso que o presidente Lula (PT) e o mandatário dos EUA, Donald Trump, chegaram a um acordo para acabar com o tarifaço imposto pelo governo americano a produtos brasileiros. Em busca na imprensa e em canais oficiais, Aos Fatos não localizou nenhum anúncio similar. O vídeo que dissemina a desinformação foi gerado por inteligência artificial.
As publicações enganosas acumulavam 30 mil visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (26).
Lula e Trump Chegam a Acordo para Remoção do Tarifaço sobre Produtos Brasileiros

Peças de desinformação nas redes têm compartilhado um vídeo criado por IA para fazer crer que, após uma suposta reunião com Lula, Trump teria decidido acabar com o tarifaço imposto a exportações brasileiras. Os posts enganosos adulteram a imagem de Renata Vasconcellos para fazer crer que a apresentadora do Jornal Nacional teria noticiado o acordo, o que não ocorreu.
Aos Fatos fez buscas na imprensa, nos canais oficiais dos governos brasileiro e americano e nas contas de Lula e Trump nas redes, mas não localizou qualquer declaração dos chefes de Estados anunciando o fim das tarifas.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos também encontrou o vídeo original, publicado no TikTok, e verificou que o autor do post sinalizou que o conteúdo foi criado por IA.
Durante discurso na ONU (Organização das Nações Unidas) na última terça-feira (23), Trump afirmou ter tido uma conversa rápida com Lula e sinalizou que os dois devem se encontrar em breve.
Atualmente, o governo brasileiro estuda quando e de que forma o contato deve ocorrer. A expectativa é que os chefes de Estado se reúnam em outubro, mas ainda não há data prevista.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagem, Aos Fatos localizou o vídeo original e verificou que o conteúdo foi criado por IA a partir da ferramenta CapCut. Em busca na imprensa, nos canais oficiais dos governos americano e brasileiro e nas contas de Lula e Trump nas redes, não foram encontradas quaisquer declarações ou anúncios públicos sobre o fim do tarifaço.




