Não é verdade que Greta Thunberg disse para chineses não usarem palitos para comer

Por Priscila Pacheco

10 de novembro de 2021, 18h08

É falso que a ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse para chineses não usarem palitos para comer (hashis) a fim de preservar árvores, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). Aos Fatos não encontrou nenhum registro dessa declaração por parte de Thunberg nas suas redes sociais ou na imprensa, e a assessoria de imprensa da ativista afirmou que a fala é falsa.

A postagem enganosa conta com ao menos 4.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (10).


Selo falso

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, disse aos chineses que eles devem parar de comer usando palitos, pois a atitude poderia salvar centenas de árvores. A assessoria de imprensa da ativista negou que ela tenha dado tal declaração. Aos Fatos também não encontrou, nos perfis de Greta nas redes sociais ou na imprensa, qualquer comentário semelhante ao da peça de desinformação (veja aqui, aqui e aqui).

A publicação também desinforma ao dizer que os palitos usados como talheres em países orientais sejam feitos somente de bambu — há opções de plástico e madeira. Publicações dos jornais Washington Post e China Daily citam o uso de árvores para a produção dos utensílios.

Greta Thunberg participa da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) em Glasgow, na Escócia. No dia 5 de novembro, ela fez críticas à inépcia dos governos para enfrentar a crise climática e chamou a cúpula de “fracasso”. Não foram encontradas citações sobre palitos, hashis ou bambu.

A postagem enganosa já foi checada por Reuters, Observador, Check Your Fact, Agência Lupa e AFP.

Referências:

1. Redes Sociais Greta Thunberg (Fontes 1, 2 e 3)
2. Google
3. Restaurant Ware
4. China Educational Tours
5. Washington Post
6. China Daily
7. BBC Brasil


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.