🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Fátima Bernardes reformou a casa do agressor de Bolsonaro

Por Alexandre Aragão

14 de setembro de 2018, 13h00

Uma publicação do site Mídia Imparcial com o título “Fátima Bernardes faz surpresa e reforma casa da família de esfaqueador de Bolsonaro” é baseada em uma informação falsa. O programa Encontro com Fátima, da TV Globo, sequer exibe quadros em que faz reforma de casas.

Segundo o texto, a edição de quarta-feira (12) do programa “fez com que o apresentadora fosse líder de audiência, mas também lhe rendeu críticas”. Mais à frente, o Mídia Imparcial diz que “a apresentadora solidarizou-se e resolveu ajudar a família de Adelio Bispo de Oliveira, o homem que esfaqueou Jair Bolsonaro”. A informação é falsa.

Na verdade, o tema da edição de quarta do Encontro com Fátima foi “aprendendo com a derrota”. O programa teve a participação de famosos e do consultor Gustavo Cerbasi, que fez uma análise sobre o assunto. A publicação do Mídia Imparcial foi compartilhada cerca de 1,6 mil vezes e, denunciada por usuários do Facebook, foi marcada por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Veja abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Fátima Bernardes faz surpresa e reforma casa da família de esfaqueador de Bolsonaro

Na quarta-feira (12), o programa Encontro com Fátima teve como assunto principal o tema “aprendendo com a derrota”, e mostrou dicas para lidar com o fracasso a partir de exemplos de famosos e dicas do consultor Gustavo Cerbasi. Em nenhum momento o nome de Adélio Bispo de Oliveira, homem preso por esfaquear o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), foi sequer citado. A íntegra do programa está disponível no Globo Play, plataforma de streaming da emissora.

Além da discussão sobre aprender com a derrota, o programa também teve uma apresentação musical da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo e uma discussão sobre conselhos — como dá-los, como recebê-los.

Nos outros dois programas que foram ao ar após o atentado contra Bolsonaro, na sexta-feira (7), e antes da publicação do Mídia Imparcial, na quarta (12), o nome de Adélio também não foi citado. Na terça-feira (11), o tema do programa foi “segredos”, com uma discussão em torno da novela O Segundo Sol, e a banda convidada foi Biquíni Cavadão. Na segunda (10), o programa girou em torno de um estudo dando conta de que “dinheiro pode trazer mais felicidade” e a atração musical foi Tiago Abravanel.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.