Não é verdade que embaixadora de Israel discursou na Assembleia Geral da ONU

Compartilhe

É falso que uma embaixadora israelense chamada Miriam Novak discursou na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e desejou a morte da população muçulmana. Não há registros da fala durante o evento e a foto usada pelos posts enganosos é, na verdade, de Annalena Baerbock, ex-ministra das Relações Exteriores da Alemanha. Israel não tem embaixadora na ONU com esse nome.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam cerca de mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (2).

O discurso de tirar o fôlego da Embaixadora de Israel na ONU, Miriam Novak, na sessão de emergência da Assembleia Geral da ONU em Nova York

Imagem mostra mulher de cabelos escuros e lisos, vestindo blazer claro, falando em púlpito ao microfone. O fundo é verde marmorizado, característico do plenário da ONU. Abaixo da foto, há o seguinte texto: 'O discurso de tirar o fôlego da Embaixadora de Israel na ONU, Miriam Novak, na sessão de emergência da Assembleia Geral da ONU em Nova York, convocada a pedido da União Europeia e da nova Liga Árabe.'

Publicações nas redes enganam ao afirmar que uma suposta embaixadora de Israel chamada Miriam Novak teria feito um “discurso de tirar o fôlego” durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, encerrada na última segunda-feira (29).

O texto circula como se fosse a transcrição de uma fala na ONU, exaltando a contribuição histórica dos judeus e criticando muçulmanos. Em um dos trechos, lê-se: “Agora é a vez dos muçulmanos se libertarem do antissemitismo. Será difícil, mas com a ajuda de Deus, como com as pestes, a cólera ou o coronavírus, isso acontecerá”.

No entanto, não há registros do texto entre os discursos realizados no evento. A fala oficial de Israel foi feita pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em pronunciamento distinto do que é compartilhado pelas publicações.

Além disso, o atual representante do país na ONU é o embaixador Danny Danon, e não existe registro de uma pessoa chamada Miriam Novak entre os integrantes do corpo diplomático israelense.

Por fim, a foto compartilhada pelas publicações como se fosse de Novak é, na realidade, de Annalena Baerbock, ex-ministra das Relações Exteriores da Alemanha e atual presidente da Assembleia Geral da ONU.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Reuters.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou os registros da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU e não encontrou referência ao suposto discurso. Também verificamos quem representou oficialmente Israel no evento e se havia alguém com o nome Miriam Novak entre os integrantes do corpo diplomático israelense.

Além disso, realizamos uma busca reversa da imagem que acompanha as publicações e confirmamos que ela retrata Annalena Baerbock, ex-ministra das Relações Exteriores da Alemanha e atual presidente da Assembleia Geral, e não a suposta diplomata.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

É falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

falsoDino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

Dino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

fátima
Fátima