🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Doria foi vacinado com imunizante da Pfizer

Por Luiz Fernando Menezes

12 de maio de 2021, 16h51

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não foi vacinado com o imunizante da Pfizer, diferentemente do que alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). O tucano recebeu a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. A foto que ilustra a postagem apenas mostra Doria na fila da vacina e há outros registros oficiais que exibem a marca do imunizante que ele tomou.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (12) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


João Agripino Doria na fila pra tomar a vacina da Pfizer! Ué, mas ele publicou fotos tomando a coronavac! E você acreditou, né? Sorria, você foi enganado!

Com uma foto do governador paulista, João Doria (PSDB), e de sua esposa, Bia Doria, na fila da vacinação, postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que ele teria recebido a vacina da Pfizer. O tucano foi imunizado na sexta-feira (7) com a CoronaVac, do Instituto Butantan, como provam outros registros em imagem e vídeo.

Conforme pode ser verificado no cartão de vacinação mostrado pelo governador (veja abaixo), consta como fabricante da vacina o “Butantan”. É possível ver ainda que o frasco do imunizante tem uma faixa laranja, parte da identidade visual da CoronaVac.

Doria tem 63 anos e poderia tomar a primeira dose da imunização contra a Covid-19 desde 29 de abril, segundo o calendário da Prefeitura de São Paulo. Segundo o governador disse no Twitter, ele só não se vacinou antes porque recebeu dose da imunização contra a gripe em 22 de abril e foi orientado a esperar ao menos 15 dias antes de tomar a CoronaVac.

A vacina da Pfizer recebeu aprovação de registro definitivo pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) no dia 23 de abril, mas só chegou na capital paulista no dia 3 de maio e passou a ser distribuída aos postos de saúde da cidade no dia 5.

O Fato ou Fake também checou a peça de desinformação.

Referências:

1. Instagram (@jdoriajr)
2. Vimeo (Governo do Estado de São Paulo)
3. Prefeitura de São Paulo
4. Twitter (@jdoriajr)
5. EBC
6. G1 (1 e 2)


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.