Não é verdade que a apresentadora Cissa Guimarães publicou um tweet em que diz que “o cadáver de uma certa emissora está só esperando a pá de cal”, como tem sido difundido por publicações nas redes sociais que afirmam se tratar de um ataque dela à TV Globo (veja aqui). Aos Fatos não encontrou o texto no perfil oficial da atriz, que confirmou que a imagem que tem sido compartilhada é uma montagem e que não corresponde ao que pensa, porque sua saída da emissora foi “cordial e de comum acordo”.
Posts que disseminam o tweet falso contam ao menos 4.000 compartilhamentos nesta sexta-feira (5).
Publicações nas redes sociais difundem a imagem de um post falso da apresentadora e atriz Cissa Guimarães no Twitter como se fosse um ataque dela à TV Globo, emissora onde trabalhou por 40 anos. O tweet falso diz que “o cadáver de uma certa emissora tá só esperando a última pá de cal” e que “se não pagar não haverá concessão”. Além de a publicação não aparecer na conta da apresentadora, Cissa Guimarães negou a autoria da mensagem.
Por meio de buscas avançadas no Twitter pelos os termos “dia de finados”, “pá de cal”, e “concessão”, Aos Fatos não encontrou texto semelhante no perfil verificado da apresentadora. O último tweet de Cissa Guimarães é de 29 de outubro, quando ela agradeceu as manifestações de carinho de fãs após sua saída da Globo. Em mensagem ao Aos Fatos, a atriz informou que a imagem compartilhada pelas peças de desinformação é uma montagem e que sua saída da emissora foi “completamente amistosa, cordial e de comum acordo”.
Uma das provas da falsificação é que, na peça de desinformação, o nome de perfil de Cissa aparece com o sobrenome Guimarães acentuado, o que não é permitido no Twitter. A plataforma só autoriza nomes de usuários com caracteres alfanuméricos (letras A-Z e números 0-9) e sublinhado (_). O perfil da atriz no Twitter é @cissa_guimaraes (confira abaixo).
Cissa Guimarães apresentava o programa “É de Casa” desde 2015. Em comunicado, a TV Globo informou que as portas estão abertas “para futuros projetos em nossas múltiplas plataformas, mas em um novo modelo de parceria”. Já Cissa disse ter sido muito feliz durante o período na emissora e que era grata pelo aprendizado e pelos bons momentos.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.