Não é verdade que Casa Branca excluiu Lula de foto oficial da Cúpula da Asean

Compartilhe

Não é verdade que a Casa Branca excluiu o presidente Lula (PT) da foto oficial da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), realizada na Malásia. As peças de desinformação omitem que o registro mostra outro encontro ocorrido no fim de semana apenas entre líderes asiáticos e o presidente americano Donald Trump. O Brasil não participou dessa reunião.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 40 mil curtidas no Instagram e alcançaram centenas de usuários no X, no TikTok e no Facebook até a tarde desta segunda-feira (27).

Casa Branca exclui Lula de foto oficial.

Print do Instagram mostra publicação da conta oficial da Casa Branca no X, com o texto ‘Foto dos líderes da 13ª Cúpula Anual EUA-Asean’. Abaixo, há uma foto de um grupo de homens de terno, com destaque para o presidente dos EUA Donald Trump — homem branco de cabelos loiros, que usa terno escuro, camisa branca e gravata vermelha. Eles posam diante de um painel azul com a inscrição ‘13th ASEAN - United States Summit, 26 October 2025, Kuala Lumpur, Malaysia’. Na parte superior da imagem, há um texto que diz: ‘Casa Branca exclui Lula de foto oficial’.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que a Casa Branca teria excluído o presidente Lula da foto oficial de uma cúpula das nações do sudeste asiático ocorrida na Malásia no último fim de semana. A cena retrata, na verdade, um outro encontro realizado apenas entre representantes asiáticos e o presidente dos EUA. Outros países, como o Brasil, não participaram desse evento.

O registro, publicado originalmente pelo perfil da Casa Branca no X no último domingo (26), leva a seguinte legenda: “A foto dos líderes da 13ª Cúpula Anual Asean-EUA”.

Na ocasião, as nações asiáticas e o governo americano assinaram uma declaração conjunta que reforça a parceria entre os países e define metas para áreas como segurança e economia.

O evento do qual o presidente brasileiro participou foi a 47ª Cúpula da Asean, também ocorrido na Malásia no fim de semana. Lula esteve com os demais líderes na cerimônia de abertura do encontro e aparece no centro da fotografia oficial. Trump, por outro lado, não está no registro.

As publicações descontextualizadas também enganam ao afirmar que os Estados Unidos excluíram ou ignoraram o presidente Lula na Malásia.

No X, a Casa Branca e a Embaixada dos EUA no Brasil publicaram um registro dos dois presidentes apertando as mãos no último domingo (26), após um encontro bilateral realizado entre os dois países (veja abaixo). A cena também foi reproduzida no Instagram do governo americano.

O encontro oficial entre Lula e Trump na Malásia foi o primeiro ocorrido após a aplicação do tarifaço e das sanções contra autoridades brasileiras. Depois da reunião, os dois líderes indicaram o início de tratativas para eventuais acordos.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou as redes sociais oficiais da Casa Branca e documentos publicados pela Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Constatamos, então, que a fotografia foi tirada durante um evento que contava apenas com a participação do presidente americano Donald Trump e de líderes da associação de países asiáticos.

Também encontramos nas redes oficiais do governo americano publicações que mostram registros do encontro entre Lula e Trump, ocorrido em Kuala Lumpur, na Malásia. Usamos, por fim, notícias para contextualizar a verificação.

Referências

  1. Asean (1, 2, 3 e 4)
  2. X (Casa Branca) (1, 2 e 3)
  3. Al Jazeera
  4. X (Asean)
  5. X (Embaixada dos EUA no Brasil)
  6. Instagram (Casa Branca)
  7. g1 (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

fátima
Fátima