🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Camila Pitanga ficou desempregada e culpou Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

14 de dezembro de 2021, 16h24

É falso que a atriz Camila Pitanga está desempregada e culpou o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) por isso, como afirmam peças de desinformação nas redes sociais (veja aqui). Em novembro, ela decidiu sair da Globo e foi contratada pelo serviço de streaming HBO Max para atuar e produzir projetos. Aos Fatos não localizou citações a Bolsonaro em declarações públicas recentes da atriz.

Este conteúdo enganoso acumulava ao menos mil compartilhamentos nesta terça-feira (13) em posts no Facebook.


Selo falso

Desempregada, Camila Pitanga culpa Bolsonaro.

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que Camila Pitanga está desempregada e que culpou Jair Bolsonaro (PL) por isso. Em novembro, a atriz deixou a Globo e assinou contrato com a HBO Max, serviço de streaming da WarnerMedia. Não há registro público de que ela tenha citado o presidente em declarações recentes.

Segundo a colunista do jornal O Globo Patrícia Kogut, Camila Pitanga assinou contrato de três anos para atuar e ser produtora executiva de projetos da HBO Max. Em sua conta no Instagram, a atriz disse ter sido sua a decisão de não renovar com a Globo.

Embora a atriz seja crítica do governo Bolsonaro, ela não mencionou recentemente o presidente nem deu declaração semelhante à da peça desinformativa na imprensa como em suas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), como Aos Fatos constatou.

O último registro público encontrado em que ela menciona Bolsonaro é do dia 1º de julho, quando mostrou um cartaz contra o presidente ao tomar a vacina contra a Covid-19.

A foto que circula nas postagens também foi manipulada digitalmente com uso de filtros que dão efeito de envelhecimento, presente em aplicativos como o FaceApp. A imagem original foi postada no perfil da atriz no Twitter em julho de 2016 (veja abaixo a comparação).

Referências:

1. O Globo
2. Instagram (@caiapitanga 1 e 2)
3. Facebook (Camila Pitanga)
4. Twitter (@CamilaPitanga 1 e 2)
5. TV Cultura


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.