🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é Tite homem que aparece em foto em frente ao túmulo de Fidel Castro

Por Luiz Fernando Menezes

16 de novembro de 2021, 16h38

Não é verdade que uma foto mostra Tite, técnico da seleção brasileira de futebol, em frente ao túmulo de Fidel Castro (1926-2016), ex-ditador cubano, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). Quem aparece no registro é o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, durante uma homenagem realizada em 29 de outubro deste ano.

A imagem com a falsa alegação reunia ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (16).


Selo falso

Tite treinador da seleção brasileira no túmulo do ditador comunista Fidel Castro, entenderam a lacração agora?

O homem de camisa clara, máscara e cabelos grisalhos que toca na lápide do ex-ditador de Cuba, Fidel Castro (1926-2016), em foto que circula nas redes não é Tite, o técnico da seleção brasileira masculina de futebol, mas o atual mandatário cubano, Miguel Díaz-Canel.

O registro foi veiculado em 29 de outubro deste ano pela assessoria de imprensa da Presidência de Cuba e mostra uma visita do presidente da ilha ao cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba. Na ocasião, Díaz-Canel prestou homenagens a Fidel e a outros ícones da história política cubana sepultados no local, como Mariana Grajales, Carlos Manuel de Céspedes e José Martí, de acordo com a imprensa local.

Aos Fatos procurou por registros de Tite no cemitério de Santiago de Cuba, mas não obteve nenhum resultado.

O treinador foi alvo de desinformação relacionada a política em outros momentos. Em 2019, Aos Fatos desmentiu que ele teria dito que os eleitores de Bolsonaro são “alienados”. Em junho deste ano, uma publicação também tirou de contexto uma fala do jogador Daniel Alves para atacar o treinador.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Presidência de Cuba
2. Escambray
3. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.