Não é o militar preso na Espanha que aparece em foto com Flávio Bolsonaro

Compartilhe

O homem que aparece ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) em uma imagem que vem circulando nas redes sociais é o suplente de deputado estadual Sargento Da Silva (PSC-RJ), não o militar brasileiro preso com 39 quilos de cocaína em um aeroporto da Espanha na terça-feira (25), como algumas postagens sugerem (veja aqui).

A desinformação foi publicada perfis pessoais do Facebook e acumulava cerca de 3.000 compartilhamentos até a tarde desta sexta (28). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

E agora é montagem??? Esse é o militar que foi pego com 39 kg de cocaína e quem é esse outro de terno, alguém conhece???

Ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) não aparece em foto com o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel da Silva Rodrigues, preso na Espanha na terça-feira (25) após ser flagrado transportando 39 kg de cocaína em avião da comitiva presidencial do Brasil. Quem está na imagem é o policial militar e suplente de deputado estadual Sargento Da Silva (PSC-RJ).

Da Silva, cujo nome completo é Eduardo Da Silva Marques Junior, foi candidato em 2018, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em seu perfil no Facebook, ele também aparece em um vídeo com o presidente Jair Bolsonaro e em outras fotos com Flávio. A imagem que tem sido usada em posts nas redes foi publicada originalmente no perfil do suplente no último dia 30 de abril:

Desde que esse caso foi noticiado, desinformações sobre o militar preso na Espanha têm sido publicadas nas redes sociais e desmentidas por Aos Fatos.

Já foi publicado que o militar é filiado ao PT e, em outra postagem, ao PSL – ele não está no quadro de filiados de nenhum dos dois partidos.

Em outro texto, o deputado Sóstenes Cavalcante, que aparecia em uma foto com o presidente Jair Bolsonaro, foi erroneamente identificado como o sargento da Aeronáutica.

Referências

  1. TSE

Compartilhe

Leia também

falsoPosts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

Posts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

falsoÉ falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

É falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos