🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é montagem foto em que homem dorme na rua próximo a manifestantes do 7 de Setembro

Por Amanda Ribeiro

10 de setembro de 2021, 17h37

Não é verdade que uma foto que mostra ato pró-governo de 7 de Setembro em Brasília foi editada para inserir uma pessoa dormindo na rua próximo aos manifestantes, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). Diferentemente da imagem original, registrada pela repórter do portal R7 Sarah Teófilo, a versão apontada pelas peças de desinformação como verdadeira apresenta indícios de manipulação.

Postagens com a alegação enganosa reuniam ao menos 1.200 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (10).


Publicações que circulam nas redes sociais alegam que uma fotografia que mostra uma pessoa dormindo na rua durante manifestação pró-governo ocorrida na última terça-feira (7) em Brasília seria uma montagem, o que é falso. A imagem compartilhada como se fosse verdadeira pelas postagens enganosas não traz a pessoa deitada na calçada, mas apresenta indícios de manipulação, diferentemente da versão original, que foi registrada pela repórter do portal R7 em Brasília Sarah Teófilo.

Há, por exemplo, inconsistência nas sombras formadas no chão, como é possível observar no detalhe abaixo:

Comparação. À esquerda, foto original; à direita, imagem com traços de edição

No espaço da imagem original em que o homem aparece deitado foram inseridos dois trechos de sombra que não encontram correspondência na realidade. Isso porque, além do homem e da mulher que aparecem segurando a foto do presidente, não há mais nenhuma pessoa de pé em primeiro plano.

Sarah Teófilo, que tirou a fotografia em Brasília, enviou ao Aos Fatos o arquivo original da imagem e, com base em seus metadados, é possível observar que ela foi registrada às 7h10 da última terça-feira (7). Pouco depois, às 8h04, a jornalista publicou a foto em sua conta no Twitter. Nesta sexta-feira, também na rede social, ela negou que seja uma montagem.

A fotografia de Teófilo viralizou nas redes ao ser compartilhada por outros jornalistas e por políticos como o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).

Já a montagem sem o homem na rua passou então a ser difundida nas redes para criticar quem publicou o registro verdadeiro, em especial o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A primeira peça encontrada por Aos Fatos nas redes sociais foi publicada por volta das 14h20 do dia 8 de setembro.

Referências:

1) Twitter (@Sarahteofilo 1 e 2)
2) Twitter (@SenadorRogerio)
3) Twitter (@ManuelaDavila)
4) Facebook (Randolfe Rodrigues)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.