Musk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

Compartilhe

É falso que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), interrompeu sua fala durante um evento para anunciar o desbloqueio da plataforma no Brasil e denunciar um suposto “jogo sujo” do Judiciário brasileiro contra a empresa. As peças de desinformação substituíram o áudio original do discurso do bilionário, feito durante um evento de acionistas da Tesla, por uma dublagem com tradução falsa.

Publicações nas redes com o conteúdo mentiroso acumulavam 273 mil visualizações no TikTok e mais de 1.000 compartilhamentos no X até a tarde desta sexta-feira (11).

Elon Musk fala sobre a liberação da sua rede social X no Brasil

Post insere tradução falsa em vídeo de discurso de Elon Musk.

Posts nas redes têm compartilhado um trecho de um discurso de Elon Musk acompanhado de uma dublagem falsa para fazer crer que o empresário teria criticado o Judiciário brasileiro e comentado sobre o desbloqueio da rede no país. O vídeo usado pelas peças de desinformação foi gravado durante o encontro anual de acionistas da Tesla, em junho deste ano — meses antes da suspensão do X no Brasil.

No discurso, ocorrido em 13 de junho daquele mês, o empresário não fez qualquer menção ao X ou à Justiça brasileira (veja abaixo). Musk tratou de assuntos ligados à Tesla, como o mercado de carros elétricos e os avanços tecnológicos na área.

Elon Musk ainda não se pronunciou oficialmente após o desbloqueio do X no Brasil, autorizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na última terça-feira (8). A plataforma foi suspensa no Brasil em 30 de agosto por descumprir ordens judiciais que exigiam a indicação de um representante legal no país e a derrubada de perfis investigados por publicações golpistas.

Após retornar às atividades, a empresa publicou uma nota em que diz ter o compromisso de “defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei”. Musk já criticou em diversas ocasiões o Judiciário brasileiro, em especial o ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “ditador” e “tirano”.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o trecho usado pelas peças enganosas correspondia a um evento anual promovido pela Tesla em 13 de junho deste ano — meses antes da suspensão do X pela Justiça brasileira. Pela transcrição do discurso, verificamos que o bilionário não fez qualquer menção às atividades do X no Brasil ou ao STF na ocasião.

Para acrescentar contexto à checagem, recuperamos o histórico dos conflitos entre Musk e o ministro Alexandre de Moraes que levaram à suspensão da plataforma em 30 de agosto.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima