Música de apoio a Lula é inserida em vídeo com a torcida do Flamengo

Por Bruna Leite

21 de setembro de 2022, 12h43

É falso que um vídeo mostra a recepção da torcida do Flamengo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam postagens. As imagens foram gravadas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a partida contra o São Paulo pela Copa do Brasil, na qual Lula não estava presente. O áudio original mostra os torcedores cantando uma versão da música “Vou Festejar”, de Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias, e não gritos de apoio a Lula, que foram inseridos digitalmente sobre as imagens.

A publicação havia alcançado 256 mil visualizações e 12 mil compartilhamentos no Kwai e 136 mil visualizações no Facebook até a tarde desta quarta-feira (21).


Selo falso

Publicação desinforma sobre Lula ter sido recebido pela torcida do Flamengo com gritos de apoio 

Um vídeo circula nas redes sociais com um áudio editado para afirmar que o ex-presidente e candidato do PT ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado pela torcida do Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, o que é falso. O áudio com o cântico “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” foi inserido em gravação feita na quarta-feira passada (14), quando o time carioca enfrentou o São Paulo pela Copa do Brasil. No vídeo original, gravado pela usuária Flavinha Vika no Kwai, a torcida canta uma versão de “Vou festejar”, samba composto por Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias que ficou famoso na voz de Beth Carvalho.

Lula não esteve no Maracanã no dia da partida. Na mesma data, ele participou de um encontro com lideranças de cooperativas em São Paulo e de lá partiu para Montes Claros (MG). Não há registro de que o ex-presidente tenha ido ao estádio carioca durante a atual campanha eleitoral. O Aos Fatos não identificou a origem do áudio que foi inserido nas peças de desinformação.

Referências:

1. Kwai
2. Lula
3. YouTube (1 e 2)



Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.