🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Música de apoio a Bolsonaro não é da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio

Por Priscila Pacheco

13 de setembro de 2021, 17h22

É falso que uma música de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aos caminhoneiros bolsonaristas seja da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, conforme afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A canção é de Vanderley e Thony Marques e foi gravada em agosto do ano passado.

Esta peça de desinformação circulou no Facebook, onde reunia ao menos 286.920 compartilhamentos nesta segunda-feira (13), e no WhatsApp.


Postagens enganam ao afirmar que uma canção de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e aos caminhoneiros foi gravada pela dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. Ao Aos Fatos, a assessoria de imprensa dos músicos desmentiu a alegação que circula nas redes. As vozes na canção são de Vanderley e Thony Marques.

Em apresentação neste domingo (12) no canal Serra da Mesa, Vanderley disse que compôs a música entre junho e julho de 2020, em parceria com o amigo caminhoneiro conhecido como Coquinho, e a gravou em agosto daquele ano. O Aos Fatos não conseguiu contato com os sertanejos.

Apoio. Em janeiro do ano passado, Bolsonaro recebeu um grupo de artistas e músicos sertanejos, incluindo Teodoro, que entregou uma carta em apoio às ações do governo.

Algumas postagens desinformativas que divulgam a música também destacam nomes de outros cantores sertanejos para afirmar que há uma união entre os artistas a favor de Bolsonaro. De fato, Zezé di Camargo, Amado Batista, Sérgio Reis, Eduardo Costa já manifestaram apoio a Bolsonaro. Não há registros sobre o posicionamento político da cantora Paula Fernandes.

Referências:

1. Site Teodoro & Sampaio
2. YouTube Serra da Mesa
3. Site do Planalto
4. Metrópoles (Fontes 1 e 2)
5. Jornal do Comércio
6. Congresso em Foco


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.