🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de multidão em Salvador é do Sete de Setembro de 2021, não deste ano

Por Bruna Leite

8 de setembro de 2022, 18h54

Não foi filmado nesta quarta (7) o vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo cantando o Hino Nacional no Farol da Barra, em Salvador, como afirmam postagens (veja aqui). A gravação mostra um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu no feriado de 7 de Setembro de 2021.

A publicação tem mais de 8.000 curtidas no Instagram nesta quinta-feira (8).


Selo falso


Vídeo do 7 de setembro de 2021 em Salvador que vem sendo compartilhado como atual 

Um vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo cantando o hino nacional no Farol da Barra, em Salvador, foi gravado em 7 de setembro de 2021, não em 2022, como afirmam postagens. A publicação foi postada no Facebook na ocasião, conforme verificou o Aos Fatos por meio de busca reversa.

Manifestantes a favor do governo de Jair Bolsonaro (PL) também se reuniram no local na última quarta (7). Os registros recentes, contudo, mostram o céu nublado, diferentemente do vídeo compartilhado fora de contexto, que mostra o Farol da Barra ensolarado.

Imagens do Farol da Barra (BA) durante atos pró-Bolsonaro em 2021, à esquerda, e 2022, à direitaFarol da barra. Em 2021, ato bolsonarista aconteceu com tempo bom; em 2022, o céu estava nublado (Reprodução)


Não é a primeira vez em que Aos Fatos checa peças de desinformação em que esse vídeo é tirado de contexto. Em julho, uma publicação enganosa disseminou a mesma gravação como se tivesse sido registrada no dia 2 daquele mês.


Referências:

1. Facebook
2. G1
3. Aos Fatos



Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.