Mulher que gravou vídeo com críticas a Janja não é governadora do Amazonas

Compartilhe

Não é verdade que a governadora do Amazonas gravou um vídeo com críticas a Rosângela da Silva, a Janja, após uma visita da primeira-dama ao estado. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra, na realidade, a empresária Maria do Carmo Seffair, que não ocupa nenhum cargo eletivo. O Amazonas é governado atualmente por Wilson Lima (União Brasil).

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 600 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (17). As peças com legenda falsa ainda alcançaram milhares de visualizações no Kwai e no YouTube e centenas de compartilhamentos no Facebook.

Governadora do Amazonas manda recado para Janja.

Captura de vídeo publicado no Instagram que mostra Maria do Carmo Seffair — mulher branca com cabelos castanhos na altura do ombro, que usa uma blusa verde. Ao fundo da imagem há uma estante com livros. No topo da imagem está a frase: ‘Governadora do Amazonas manda recado para Janja’.

Publicações nas redes usam uma legenda enganosa para afirmar que a empresária Maria do Carmo Seffair seria governadora do Amazonas e teria gravado um vídeo com críticas a Janja. Seffair de fato fez a gravação, mas não exerce atualmente nenhum cargo eletivo. Já o estado é governado por Wilson Lima (União Brasil).

Advogada e empresária, Seffair se apresenta como pré-candidata ao governo do Amazonas pelo PL. Ela já concorreu a ao menos duas outras eleições, mas não conseguiu se eleger:

  • Em 2022, disputou o pleito pelo PSDB como suplente do ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB). O vencedor na ocasião, no entanto, foi Omar Aziz (PSD);
  • Em 2024, ela concorreu à eleição municipal pelo Novo como candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa do Capitão Alberto Neto (PL). Ambos foram derrotados por David Almeida (Avante) no segundo turno.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no Instagram de Seffair em 19 de agosto deste ano (veja abaixo). Na gravação, ela faz menção a uma suposta falta de atenção de Janja e do governo Lula ao Amazonas, além de criticar viagens da primeira-dama ao exterior.

Na semana em que a gravação foi publicada, Janja esteve no Amazonas para participar de um encontro organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em parceria com universidades, institutos federais e instituições de ciência e tecnologia. O objetivo foi apresentar um documento com contribuições para a Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima.

O encontro aconteceu entre os dias 19 e 20 de agosto na Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e contou com a presença do presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, e mais de 200 cientistas.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagem e encontrou a versão original do vídeo, publicado no dia 19 de agosto deste ano no perfil de Maria do Carmo Seffair no Instagram. Seffair não exerce cargo eletivo no Amazonas, que é governado por Wilson Lima (União Brasil).

A reportagem também procurou informações sobre a agenda da primeira-dama Rosângela da Silva e identificou que ela esteve no Amazonas para participar de um evento relacionado à COP30 na semana em que o vídeo de Seffair foi gravado.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima