Não é verdade que a governadora do Amazonas gravou um vídeo com críticas a Rosângela da Silva, a Janja, após uma visita da primeira-dama ao estado. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra, na realidade, a empresária Maria do Carmo Seffair, que não ocupa nenhum cargo eletivo. O Amazonas é governado atualmente por Wilson Lima (União Brasil).
Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 600 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (17). As peças com legenda falsa ainda alcançaram milhares de visualizações no Kwai e no YouTube e centenas de compartilhamentos no Facebook.
Governadora do Amazonas manda recado para Janja.

Publicações nas redes usam uma legenda enganosa para afirmar que a empresária Maria do Carmo Seffair seria governadora do Amazonas e teria gravado um vídeo com críticas a Janja. Seffair de fato fez a gravação, mas não exerce atualmente nenhum cargo eletivo. Já o estado é governado por Wilson Lima (União Brasil).
Advogada e empresária, Seffair se apresenta como pré-candidata ao governo do Amazonas pelo PL. Ela já concorreu a ao menos duas outras eleições, mas não conseguiu se eleger:
- Em 2022, disputou o pleito pelo PSDB como suplente do ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB). O vencedor na ocasião, no entanto, foi Omar Aziz (PSD);
- Em 2024, ela concorreu à eleição municipal pelo Novo como candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa do Capitão Alberto Neto (PL). Ambos foram derrotados por David Almeida (Avante) no segundo turno.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no Instagram de Seffair em 19 de agosto deste ano (veja abaixo). Na gravação, ela faz menção a uma suposta falta de atenção de Janja e do governo Lula ao Amazonas, além de criticar viagens da primeira-dama ao exterior.
Na semana em que a gravação foi publicada, Janja esteve no Amazonas para participar de um encontro organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em parceria com universidades, institutos federais e instituições de ciência e tecnologia. O objetivo foi apresentar um documento com contribuições para a Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima.
O encontro aconteceu entre os dias 19 e 20 de agosto na Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e contou com a presença do presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, e mais de 200 cientistas.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagem e encontrou a versão original do vídeo, publicado no dia 19 de agosto deste ano no perfil de Maria do Carmo Seffair no Instagram. Seffair não exerce cargo eletivo no Amazonas, que é governado por Wilson Lima (União Brasil).
A reportagem também procurou informações sobre a agenda da primeira-dama Rosângela da Silva e identificou que ela esteve no Amazonas para participar de um evento relacionado à COP30 na semana em que o vídeo de Seffair foi gravado.



