Não é verdade que uma gravação mostra uma diretora do PSOL fazendo críticas ao presidente Lula e à esquerda, como afirmam publicações nas redes. As peças enganosas compartilham um vídeo gravado por Vanessa da Silva Oliveira (PL), que é candidata à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e usa em materiais de campanha o nome Negona do Bolsonaro, e atribuem a ela o falso cargo.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas até a tarde desta quarta-feira (11).
Essa moça é uma das diretoras, membros do PSOL, influenciadora do PT. Olha o que ela vai falar agora.
Um vídeo da influenciadora Vanessa da Silva Oliveira (PL-RJ), candidata a vereadora na cidade do Rio de Janeiro, circula nas redes como se mostrasse uma diretora do PSOL criticando o governo Lula e convocando as pessoas a não votarem na esquerda nas eleições municipais.
Nas peças enganosas, o áudio de um homem não identificado é inserido no início da gravação. Ele pede que os usuários prestem atenção em Vanessa e afirma que ela seria “uma das diretoras, membros do PSOL, influenciadora do PT”.
Aos Fatos encontrou o vídeo original, publicado em julho deste ano. Em nenhum momento a influenciadora, que usa o nome de urna Negona do Bolsonaro e é apoiadora do ex-presidente, afirmou fazer parte do PSOL ou do PT.
Além disso, não há registros de que ela já tenha se filiado a um dos partidos citados pelas peças enganosas em outras eleições.
O caminho da checagem
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no perfil da influenciadora e candidata a vereadora Vanessa da Silva.
Em seguida, verificamos que ela é candidata pelo PL e que não há registros de que ela já tenha sido filiada ao PSOL ou ao PT.