🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mourão não é autor de texto que chama políticos de esquerda e artistas de ‘insetos’

Por Luiz Fernando Menezes

17 de dezembro de 2019, 13h03

Não foi o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, quem escreveu um texto que circula nas redes sociais com críticas a diversos nomes da esquerda brasileira, como os ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff, e a artistas como Caetano Veloso e Fernanda Montenegro (veja aqui). Intitulado Agradecimento aos insetos, o texto foi publicado no Facebook em dezembro de 2018 pelo colunista do site Jornal da Cidade Online Felipe Fiamenghi, que confirmou ao Aos Fatos ser o autor da mensagem.

As publicações que atribuem o texto a Mourão foram compartilhadas principalmente no WhatsApp e enviadas ao Aos Fatos como sugestão de checagem (inscreva-se aqui). Devido à natureza da rede social, não é possível determinar o seu alcance. A peça de desinformação também foi encontrada no Facebook, onde acumula mais de 5.000 compartilhamentos até a manhã desta terça-feira (17). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede (saiba como funciona).


FALSO

Do GENERAL MOURÃO: “AGRADECIMENTO AOS INSETOS DO BRASIL. Eu não podia deixar que 2019 acabasse sem fazer alguns agradecimentos. Eu até pensei em agradecer à toda a esquerda, mas seria genérico demais. Então, como diria Jack, vamos por partes (...).

Um texto que chama políticos da esquerda brasileira e personalidades públicas de “insetos” e afirma que Bolsonaro seria o “inseticida” tem sido compartilhado nas redes como se fosse de autoria do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. No entanto, quem escreveu o texto foi o colunista do site bolsonarista Jornal da Cidade Online Felipe Fiamenghi.

Em mensagem enviada ao Aos Fatos, ele confirmou ser o autor da publicação, que postou originalmente em sua conta no Facebook no dia no dia 27 de dezembro de 2018. Em busca nas contas oficiais de Mourão no Facebook e no Twitter, Aos Fatos não encontrou nenhum registro de que o vice-presidente sequer tenha compartilhado a mensagem de Fiamenghi.

Além de publicações que afirmam que Mourão é o autor do texto, outras peças de desinformação atribuem a sua autoria a Fiamenghi, mas o compartilham juntamente com uma foto do vice-presidente (veja abaixo).

A corrente também foi checada pela Agência Lupa e pelo Boatos.org.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.