Moto da BMW com detalhes em verde e amarelo não é homenagem a Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

4 de abril de 2022, 16h53

Não é verdade que uma moto com detalhes em verde e amarelo da BMW seja uma homenagem da montadora ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam nas redes (veja aqui). O modelo é uma edição especial lançada em março em homenagem aos cinco anos da fábrica da empresa alemã em Manaus (AM).

Postagem com a alegação enganosa reuniam nesta segunda-feira (4) ao menos 2.855 compartilhamentos e 2.555 curtidas no Facebook e no Instagram, respectivamente.


Selo falso

Essa moto é do mito. Mito! Mito! Mito! 2022, com certeza. A BMW fez até uma moto agora em homenagem ao Bolsonaro.

Homem engana ao dizer que BMW lançou moto para homenagear Bolsonaro

A BMW não homenageou o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lançar uma motocicleta com detalhes em verde e amarelo na carroceria, como afirma um homem em um vídeo compartilhado nas redes sociais.

Segundo a montadora alemã, o modelo BMW R 1250 GS Edição Especial foi lançado em 2 de março em comemoração aos cinco anos da fábrica da empresa em Manaus (AM). Foram produzidas 300 unidades da motocicleta.

Julian Mallea, diretor-geral da BMW Motorrad Brasil, afirmou ainda que a edição especial seria ainda uma forma de agradecer ao cliente brasileiro.

Aos Fatos não conseguiu identificar o autor do vídeo, nem o local mostrado nas imagens.

A peça de desinformação também foi checada pela Lupa.

Referências:

1. BMW (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.