Morte de bombeiro durante resgate em Brumadinho é notícia falsa

Compartilhe

É falsa a notícia da morte de um bombeiro durante o resgate de vítimas do desastre de Brumadinho (MG). Veiculada pelo blog Folha do Governo e disseminada nas redes sociais, a informação enganosa foi desmentida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. No Facebook, o conteúdo falso já passava dos 13 mil compartilhamentos nesta terça-feira (5).

Além da notícia falsa a respeito da morte, as publicações que circulam nas redes sociais usam fotos de um bombeiro americano falecido em 2017 na Califórnia como se fosse a suposta vítima de Brumadinho. Posts que trazem a peça de desinformação foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

URGENTE! Morre bombeiro que resgatou 4 sobreviventes em Brumadinho-MG

Para além do Folha do Governo, a notícia falsa espalhou-se por uma série de blogs e sites na internet contada sempre da mesma maneira: o bombeiro Francisco Aguinaldo, 33, conhecido como “Alagoano” teria morrido após resgatar quatro vítimas do desastre de Brumadinho. O texto afirma ainda que o bombeiro “acabou afundando na lama, e os colegas não chegaram a tempo para resgatar”.

Para checar a veracidade do conteúdo, Aos Fatos primeiro entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que, em resposta por e-mail, não confirmou a morte de um dos seus integrantes.

Buscas no noticiário e nas últimas atualizações dos bombeiros de MG também não apresentaram resultados que confirmassem a morte de um bombeiro chamado Francisco Agnaldo.

Além disso, a publicação é ilustrada por duas fotos. Uma delas é verdadeira e foi tirada um dia após o desastre pelo fotógrafo Douglas Magno, da AFP. A outra, no entanto, mostra o bombeiro americano Cory Iverson, morto ao combater um incêndio na Califórnia, em dezembro de 2017. Veja abaixo.

Aos Fatos tentou falar com o site Folha do Governo, que veiculou primeiro a notícia falsa, mas na página não havia qualquer forma de contato. Além desta desinformação, o blog já veiculou outras, como o boato de que bananas estariam infectadas pelo vírus HIV.

Os sites Boatos.org e e-Farsas também checaram como falsa a notícia da morte do bombeiro em Brumadinho.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’