Moro não disse na CCJ que fecharia o Congresso se contasse a verdade

Compartilhe

Não há registros de que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tenha dito em sessão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados na terça-feira (2) que, se contasse a verdade sobre os parlamentares, teria que “prender todos e fechar o Congresso!” (veja aqui). A declaração, na realidade, foi criada e publicada no Twitter pelo perfil satírico Falha de S.Paulo.

A frase enganosa consta em posts de páginas e perfis pessoais no Facebook que somavam cerca de 1.200 compartilhamentos até a manhã desta quinta-feira (4). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (veja como funciona).


FALSO

Em meio a ataques na Câmara, Sérgio Moro dispara: 'Se eu falar a verdade, vou ter que prender todos e fechar o congresso!'

A declaração acima não foi proferida pelo ministro Sergio Moro na audiência da CCJ da Câmara sobre o vazamento de trocas de mensagens atribuídas a ele e divulgadas por The Intercept Brasil. Na transcrição integral da reunião, Aos Fatos não identificou qualquer menção a essa frase exata ou a outras com o mesmo sentido.

Também não há declaração semelhante no vídeo da sessão, postado na conta do YouTube da Câmara dos Deputados.

A imagem que tem circulado no Facebook, na verdade, foi produzida a partir de um tweet do perfil satírico Falha de S.Paulo (veja abaixo), que imita a identidade visual do jornal Folha de S.Paulo. Nas publicações analisadas, no entanto, o logo da página foi retirado e não há indicações de autoria ou de que se trata de uma declaração falsa.

Referências:

1) Câmara dos Deputados
2) TV Câmara
2) G1

Compartilhe

Leia também

TSE pode punir ‘big techs’ por monetizar cortes ilegais, indica Cármen Lúcia

TSE pode punir ‘big techs’ por monetizar cortes ilegais, indica Cármen Lúcia

falsoVoto não é anulado se eleitor apertar ‘confirma’ durante alerta para conferir escolhas

Voto não é anulado se eleitor apertar ‘confirma’ durante alerta para conferir escolhas

No Inteligência Ltda., Datena desinforma sobre educação e população paulistana

No Inteligência Ltda., Datena desinforma sobre educação e população paulistana