Moraes não votou a favor de sua participação no julgamento de Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou a favor de sua participação no julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado não participou da votação sobre o próprio impedimento e se manifestou apenas sobre os casos dos colegas Flávio Dino e Cristiano Zanin.

As peças de desinformação somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta quinta-feira (20).

Alexandre de Moraes não se vê impedido e vota a favor de participar do julgamento das denúncias contra Bolsonaro e demais denunciados por suposto golpe de Estado.

Post reproduz foto do ministro do STF Alexandre de Moraes, homem branco calvo que aparece usando uma toga preta e gravata azul. Legenda enganosa diz: ‘Alexandre de Moraes não se vê impedido e vota a favor de participar do julgamento das denúncias contra Bolsonaro e demais denunciados por suposto golpe de Estado. Dessa forma, STF mantém maioria a favor de o julgamento dos denunciados permanecer na 1a turma, no próximo dia 25’

Posts nas redes mentem ao afirmar que o ministro do STF Alexandre de Moraes votou a favor de si mesmo para participar do julgamento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

As peças enganosas fazem alusão à análise, ocorrida na última quarta-feira (19), de quatro pedidos apresentados pelas defesas de Bolsonaro e do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. As requisições buscavam impedir a participação de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento do próximo dia 25.

Moraes não participou da votação sobre o seu próprio pedido de impedimento, e sim da discussão sobre as demais ações. O mesmo ocorreu com Dino e Zanin.

Ainda na quarta-feira, o Supremo formou maioria contra as ações que pediam o impedimento dos três ministros. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, é o relator dos requerimentos e deu o primeiro voto, contrário ao impedimento em todos os casos.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou o resultado dos julgamentos das ações que pediam o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin e verificou que os magistrados não votaram nos casos que lhes diziam respeito. Contextualizamos também com informações divulgadas pela imprensa sobre o julgamento.

Referências

  1. CNN Brasil (1 e 2)
  2. Conjur

Compartilhe

Leia também

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

fátima
Fátima