Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Compartilhe

Não é verdade que o ministro do STF Alexandre de Moraes disse que quem celebrar o 7 de Setembro após a data estará “cometendo um crime”. As peças de desinformação distorcem uma entrevista de janeiro deste ano em que o magistrado alertou os manifestantes que planejavam comemorar o primeiro aniversário da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

A publicação enganosa acumulava ao menos 8.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (6).

Moraes diz em tom de ameaça: depois de 7 de setembro quem comemorar está cometendo crime

Rosto de Moraes é acompanhado da legenda ‘Bota pra torar Xandão!’

Publicações têm distorcido uma declaração de Alexandre de Moraes para fazer crer que comemorar o 7 de Setembro após a data seria considerado crime. Em sua fala, o magistrado se referia aos que planejavam comemorar o aniversário da invasão dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

A declaração foi retirada de uma entrevista concedida por Moraes à Veja em 4 de janeiro deste ano. Confira a fala sem cortes:

“Qualquer pessoa que pretenda comemorar dia 8 está praticando crime, porque está comemorando a tentativa de golpe, está instigando uma nova tentativa de golpe. Então, seria muito importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer, porque depois vão acusar o Ministério Público, o Poder Judiciário de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe, não se comemora tentativa de derrubar os poderes constituídos, isso é crime também.”

Na época em que Moraes concedeu a entrevista, bolsonaristas planejavam organizar atos no dia 8 de janeiro para comemorar a tentativa de golpe de Estado ocorrida no ano anterior.

Esta mesma declaração já foi usada de forma descontextualizada por outras peças de desinformação. Em fevereiro deste ano, publicações enganosas sugeriram que o ministro estaria ameaçando os que planejavam participar da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o dia 25 daquele mês.

O caminho da apuração

Aos Fatos conferiu o contexto da entrevista citada nas peças de desinformação e verificou que o ministro se referia às manifestações marcadas para ocorrer em 8 de janeiro de 2024, e não em 8 de setembro.

Também buscamos declarações recentes de Moraes sobre o 7 de Setembro deste ano, mas não encontramos falas semelhantes.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton