É montagem vídeo em que Bonner diz para Haddad que Bolsonaro não era investigado

Compartilhe

Não é verdade que o jornalista William Bonner mencionou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como exemplo de político que não era investigado ao ser questionado no Jornal Nacional pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), como alegam nas redes (veja aqui). O vídeo que comprovaria esse fato é uma montagem produzida a partir de uma entrevista concedida pelo petista ao telejornal da Globo em setembro de 2018.

O vídeo manipulado reunia ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (3) e tem sido veiculado no Instagram, plataforma em que conta com ao menos 43.000 visualizações.


Selo falso

Qual a pessoa que hoje está na vida pública que não está investigada? Jair Bolsonaro, do PSL

Post traz montagem de vídeo com vozes de Bonner e Haddad

Foi editado o vídeo que circula nas postagens checadas em que, ao ser questionado por Fernando Haddad (PT) sobre qual político brasileiro que não é investigado, o jornalista William Bonner citou no Jornal Nacional o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O trecho da fala de Haddad é real, mas o nome de Bolsonaro, na época candidato ao Planalto pelo PSL, não foi citado na gravação original.

A entrevista aconteceu em 14 de setembro de 2018. Aos 10 minutos e 40 segundos, após ser questionado sobre investigações envolvendo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, Haddad cita que diversas pessoas são investigadas e questiona: “qual a pessoa que hoje está na vida pública que não está investigada?”.

Ao contrário do que acontece no vídeo editado, Bonner não interrompe a fala de Haddad naquele momento: o petista conclui a frase dizendo que a delação virou uma “indústria”. O nome de Bolsonaro não é citado na entrevista. Confira a transcrição do trecho:

Fernando Haddad: Eu discordo da sua afirmação de tentar envolver, por exemplo, a presidenta Dilma, pelo fato de que…

William Bonner: Ela é investigada, candidato

Haddad: Mas é natural. Qual é a pessoa que…

Renata Vasconcelos: E quanto aos demais citados?

Haddad: Qual a pessoa que hoje tá na vida pública que não está investigada? Hoje, hoje, a delação virou uma indústria, Bonner, que todo mundo, para diminuir 80% da pena fala o que quer sem apresentar provas. Você acha isso correto? Uma pessoa pega vinte anos de cadeia. Faz uma delação, não apresenta nenhuma prova. A pena cai para quatro anos e a pessoa vai para prisão domiciliar gozar do seu patrimônio intacto.

Bonner: Candidato…

Haddad: Enquanto trabalhadores da empresa tão demitidos.

Bonner: Vamos lá, candidato. Além de criticar as delações….

Aos Fatos não identificou de qual ocasião teria sido extraído o trecho do áudio em que Bonner cita o nome do presidente. Na campanha de 2018, a menção ao nome e ao então partido do candidato, o PSL, foi recorrente, como em 28 de agosto, quando Bolsonaro foi entrevistado no Jornal Nacional.

A montagem do vídeo circulou primeiro em 2018, quando foi checada pela Agência Pública, e voltou à tona nas redes em janeiro deste ano.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Globoplay (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

fátima
Fátima