Não é verdade que vídeos recuperados do celular de uma das vítimas do acidente com o avião da VoePass, na última sexta-feira (9), mostram cenas da aeronave antes da queda, como alegam publicações nas redes. A peça falsa usa uma montagem de três vídeos diferentes de turbulências e incidentes em aeronaves distintas. Nenhuma delas caiu.
Publicações nas redes com o conteúdo falso acumulavam mais de 14 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13).
Acharam o celular que registrou o momento da queda dentro do avião
Circula nas redes um vídeo editado que junta três eventos de turbulência e incidentes em aeronaves distintas, para fazer crer que eles foram feitos momentos antes da queda do avião da VoePass na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP). A peça enganosa afirma que o registro foi encontrado no celular de uma das vítimas do acidente. A alegação, no entanto, é totalmente falsa.
Usando ferramentas de busca reversa, o Aos Fatos identificou que o vídeo enganoso misturou imagens de três aeronaves de companhias diferentes — e nenhuma delas era da VoePass. Além disso, a peça falsa inverteu algumas imagens, dificultando a identificação do vídeo original.
Voo da Latam. O primeiro trecho mostra uma gravação feita de dentro de uma aeronave da Latam que derrapou durante uma aterrissagem em Florianópolis no dia 12 de julho de 2023, após um pneu estourar (veja abaixo).
Para enganar, a peça falsa inverteu a imagem original, gravada por passageiros. É possível afirmar isso observando detalhes presentes nas duas versões, como mostra a comparação abaixo. A mochila e o homem de camisa branca são elementos que se repetem, mas espelhados:
Voo na Espanha. O segundo vídeo utilizado na publicação enganosa mostra o registro de uma turbulência em um voo que partiu da cidade de Alicante, no sul da Espanha, com destino à ilha de Maiorca, no Mediterâneo.
Os momentos de tensão aconteceram no dia 27 de agosto de 2023, após rajadas de vento atingirem a aeronave, que retornou ao aeroporto de origem. (veja abaixo).
Além de não ser recente, o vídeo não foi gravado no Brasil.
Voo da Spirit. O terceiro momento que aparece no post enganoso registrou a turbulência durante um voo da companhia aérea americana Spirit. A busca reversa feita pela reportagem identificou que essas imagens são de um vídeo publicado no TikTok no dia 30 de outubro de 2023.
Ainda que não tenha sido possível encontrar mais informações sobre o voo, a data da publicação confirma que o vídeo original não foi gravado recentemente (veja a seguir) e não tem a ver com o acidente recente da VoePass.
@matthewzieba ⚠️Scary emergency situation oboard Spirit Airlines flight⚠️#aviation #emergency #turbulence #spiritairlines #avgeek #fyp ♬ original sound - Matt
Esse trecho também teve sua imagem espelhada, a fim de dificultar a sua verificação. Veja na comparação abaixo:
Acidente aéreo. Na última sexta-feira (9), o voo 2283 da VoePass caiu em Vinhedo (SP) e provocou pelo menos 62 mortes, entre passageiros e tripulação. O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.
O caminho da checagem:
Aos Fatos identificou, por meio de busca reversa de imagens, que a filmagem juntava imagens de três momentos distintos. Novas buscas reversas permitiram localizar registros que indicavam a origem das imagens.
Depois, a reportagem procurou na imprensa notícias que contextualizassem os episódios de turbulência retratados nas imagens. Tudo isso permitiu confirmar que os vídeos são antigos e que nenhum deles está relacionado ao acidente com o avião da VoePass.