É montagem vídeo em que Tino Júnior diz que pessoas com guarda-chuvas são traficantes

Compartilhe

Não é verdade que Tino Júnior, apresentador do Balanço Geral RJ, narrou uma cena que mostra pessoas segurando cabos de vassoura e guarda-chuvas, no Complexo da Maré, como se fossem traficantes portando fuzis. As peças de desinformação que fazem essa alegação tiram de contexto um áudio verdadeiro do programa da Record em que o apresentador descrevia a foto de um traficante armado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (21).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Jovens da Cidade de Deus ‘trolando’ programa do Tino Junior ao vivo, fingindo que estão armados

A cena que mostra homens segurando cabos de vassoura e guardas-chuvas não foi narrada pelo apresentador Tino Júnior como se fossem traficantes.

É montagem um vídeo que mostra Tino Júnior, da Record, se referindo a pessoas com cabos de vassoura e guarda-chuvas como se fossem traficantes no Complexo da Maré. Na cena original, o apresentador do Balanço Geral RJ descreve inicialmente a foto de um traficante armado e, em seguida, exibe imagens aéreas do Complexo da Maré, em que uma pessoa aparece portando uma arma de fogo.

O próprio apresentador esclareceu na edição de quinta-feira (20) que foi alvo de uma “edição criativa” nas redes sociais e mostrou elementos que provam que se trata de uma montagem (confira abaixo).

O principal indicativo de que se trata de montagem é que, em determinado momento, a mão do apresentador passa por trás da imagem, o que não seria possível na transmissão ao vivo, que é feita a partir de um telão dentro do estúdio.

O apresentador Tino Júnior é conhecido por mostrar flagrantes feitos a partir de imagens de helicóptero em diversas comunidades do Rio de Janeiro. Frequentemente são exibidas cenas de criminosos armados e pontos de venda de drogas.

Referências

  1. YouTube

Compartilhe

Leia também

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas