🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Montagem surgida em 2018 é atribuída em posts a protestos recentes contra Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

2 de junho de 2021, 18h53

Uma foto editada de um comício do então candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) em Caxias do Sul, em 2018, tem sido atribuída nas redes sociais (veja aqui) a um dos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro de 29 de maio de 2021. A imagem foi manipulada para multiplicar o número de pessoas presentes e foi compartilhada por bolsonaristas como se fosse obra de militantes de esquerda.

As peças que traziam a falsa alegação reuniam ao menos 28 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (2) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação ‌da rede social (‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Uma montagem que foi veiculada por bolsonaristas na campanha eleitoral de 2018 ressurgiu nas redes sociais, agora atribuída aos protestos contra o presidente em 29 de maio de 2021. A peça desinformativa é uma manipulação grosseira que multiplicou o público que aparecia na imagem original, um registro aéreo de um comício do então candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), em Caxias do Sul (RS).

De acordo com o DFRLab (Laboratório de Pesquisa Forense Digital) do Atlantic Council, as fotos foram distribuídas por apoiadores de Jair Bolsonaro durante a eleição de 2018. Além disso, Aos Fatos não encontrou por meio de busca reversa indícios de que a montagem estaria sendo disseminada por perfis ligados à esquerda em 2021.

A montagem foi citada em um artigo publicado em outubro de 2018 sobre a desinformação nas eleições. De acordo com o texto, a primeira publicação da foto digitalmente editada foi feita por um usuário bolsonarista no Twitter no dia 29 de setembro daquele ano. A conta foi posteriormente deletada pela rede social (veja abaixo), mas a imagem circulou como se tivesse sido divulgada pela imprensa local e compartilhada por perfis ligados ao PT.


Manipulação. Tweet de perfil bolsonarista veiculou primeiro a montagem sobre a foto do comício

A montagem foi produzida a partir de um registro de um ato de setembro de 2018, quando o então candidato à presidência da República Fernando Haddad (PT) fez um comício na praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul (RS). Aos Fatos não conseguiu identificar a autoria da imagem original.


Comício. Registro original do ato da campanha petista na praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul (RS)

Esta é a segunda peça de desinformação que circulou após as manifestações de 29 de maio e que atribuía à esquerda a disseminação de informações falsas. Na segunda-feira (31) o Aos Fatos desmentiu que uma foto do ato em São Paulo seria antiga.

Referências:

1. Medium
2. Archive.ph
3. Twitter
4. PT-RS
5. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.