Imagens não mostram Kamala Harris ao lado do rapper Diddy

Compartilhe

Não é o rapper Diddy, preso por suspeita de agressão e tráfico sexual, o homem que segura a mão da vice-presidente e candidata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, em um vídeo compartilhado nas redes. A gravação, feita em 2001, mostra na verdade o apresentador Montel Williams, ex-namorado da democrata.

O vídeo com a alegação enganosa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e mais de 6.000 visualizações no Telegram até a tarde desta quarta-feira (25). O conteúdo também circula no Kwai.

Nunca se esqueça de como Kamala Harris começou na vida. Ela não é estranha às festas do Diddy em Los Angeles

Homem negro de óculos escuros segura a mão de Kamala Harris em evento

Após a prisão do rapper Sean Combs — também conhecido como Diddy — por acusações de agressão e tráfico sexual, publicações nas redes passaram a disseminar um vídeo que supostamente mostraria o artista ao lado de Kamala Harris. As imagens, no entanto, registram a democrata ao lado do apresentador Montel Williams, seu ex-namorado.

A gravação usada pelas peças de desinformação foi feita durante um evento em 2001, quando Williams, ao lado de sua filha, Ashley Williams, apresentou Kamala aos jornalistas.

Montagem. Além do vídeo descontextualizado, algumas publicações têm compartilhado uma montagem que substitui o rosto de Williams pelo de Diddy (veja abaixo).

Comparação entre montagem e foto original, publicada na Getty Images
Publicações trocaram rosto de Williams pelo de Diddy para sugerir relação entre o rapper e Kamala (Reprodução)

A imagem editada foi, inclusive, publicada pelo ex-presidente Donald Trump para acusar Kamala de envolvimento com o rapper. Não há, no entanto, registros públicos de que os dois já tenham se encontrado.

Diddy é acusado de tráfico sexual, agressão e violência. Segundo os promotores, o rapper teria “abusado, ameaçado e coagido mulheres e outras pessoas ao seu redor para satisfazer seus desejos sexuais, proteger sua reputação e ocultar sua conduta”.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa por frames do vídeo compartilhado nas redes e encontrou a publicação original no canal oficial da Insider. Também foi realizada uma pesquisa pela foto que foi usada na montagem.

Por fim, a reportagem procurou registros de que Kamala e Diddy tenham se encontrado em algum momento, mas não obteve sucesso.

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’