É montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

Compartilhe

É montagem a foto que mostra Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos e possível candidata do Partido Democrata à Casa Branca, ao lado do empresário Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual. As peças de desinformação inseriram um retrato de Epstein sobre o rosto do marido de Harris, Douglas Emhoff.

Publicações que compartilhavam a montagem acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a manhã desta terça-feira (23).

Então a ex-procuradora era amiga do maior pedófilo que os Democratas já tiveram, foi? Não investigou nada na altura, foi?

Post com foto manipulada mostra o empresário Jeffrey Epstein ao lado da vice-presidente dos EUA Kamala Harris e sugere que os dois seriam amigos

Posts nas redes têm compartilhado uma montagem antiga para alegar que Kamala Harris seria próxima de Jeffrey Epstein (1953-2019), empresário acusado de tráfico sexual. As publicações enganosas inseriram o rosto de Epstein em um registro em que Harris aparece ao lado de seu marido, Douglas Emhoff.

A foto original, de autoria de Jerod Harris, mostra o casal durante a inauguração de um museu em Los Angeles em 2015. Na época, Kamala Harris era procuradora de Justiça e se articulava para disputar uma vaga no Senado.

Kamala Harris, de vestido e salto alto, sorri e abraça seu marido, Doug Emhoff, que usa terno
Registro original, feito em 2015, mostra Harris e o marido na cerimônia de inauguração de um museu em Los Angeles (Jerod Harris/Getty Images)

Já o retrato de Epstein usado pelas peças de desinformação foi tirado durante sua prisão, em 2006, e aparece em reportagem publicada na época pela ABC.

A imagem manipulada circulou pela primeira vez em dezembro de 2023, quando foi desmentida pela Factcheck.org, mas voltou a circular esta semana após a indicação de Harris como possível candidata democrata à presidência.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca reversa no Google para identificar a origem da foto usada nos posts falsos. Os resultados mostraram as imagens originais usadas na montagem, além de outras checagens publicadas sobre a mesma peça de desinformação.

Assim, foi possível constatar que se tratava de um registro manipulado que já circula nas redes pelo menos desde o ano passado.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça