É montagem foto de imigrante com camiseta ‘Latinos for Trump’ sendo preso para deportação

Compartilhe

Trata-se de uma montagem a foto que mostra um homem vestido com a camiseta “Latinos for Trump” (latinos por Trump, em português) sendo preso por agentes da imigração dos Estados Unidos. O registro original, feito em 2018, foi editado para inserir o logotipo de campanha do presidente americano.

Publicações nas redes acumulavam 14 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (29).

Uma imagem vale mais que mil palavras! ‘Latinos for Trump 2024’.E nem é meme!

Posts compartilham imagem adulterada que mostra homem com a camisa ‘Latinos for Trump’ sendo preso por agentes de imigração.

Posts nas redes têm compartilhado uma versão editada de uma foto tirada em 2018 para alegar que se trata de um registro recente de um apoiador de Donald Trump sendo levado por agentes de imigração. O logotipo que aparece na camiseta do homem detido, “Latinos for Trump 2024”, foi inserido digitalmente.

Aos Fatos identificou por meio de uma busca reversa que o registro original está disponível há sete anos em bancos de imagens como Getty Images e Alamy. A descrição das fotos aponta que a cena foi registrada durante uma operação dos agentes especiais do departamento de imigração em 2018 — durante, portanto, o primeiro mandato de Trump.

Na ocasião, 146 pessoas foram detidas em uma ação que investigava a contratação de imigrantes ilegais pela empresa Fresh Mark, do ramo de carnes, em Salem, Ohio.

A foto que circula nos posts falsos foi manipulada para inserir tanto o logotipo de campanha do republicano quanto para alterar as siglas nos uniformes dos agentes federais. Nas peças de desinformação, a sigla que aparece é a do ICE (Departamento de Imigração e Controle de Alfândega, em português). Já no registro original, a sigla é a do HSI, divisão do ICE responsável por investigações de segurança interna (veja abaixo).

Comparação mostra diferenças entre a imagem manipulada usada em peças enganosas (acima) e o registro original (abaixo), feito em 2018.
Imagem que circula nas redes (acima) foi manipulada para inserir logo de campanha de Trump e alterar uniforme de oficiais (Reprodução).

Desde que assumiu o governo, Trump tomou uma série de medidas para garantir a deportação em massa de imigrantes ilegais, uma de suas principais bandeiras de campanha. Na última sexta-feira (24), um avião militar americano trouxe 88 brasileiros em condições consideradas “degradantes” pelo governo Lula.

O Itamaraty cobrou explicações da gestão Trump sobre o que descreveu como “tratamento degradante” dispensado aos imigrantes.Esta peça de desinformação também circulou fora do Brasil e foi verificada pelo Snopes nos Estados Unidos e pelo El Heraldo, do México.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou que o registro original foi feito no estado americano de Ohio, em 2018, durante uma operação de agentes da divisão de Investigação e Segurança Interna — HSI, na sigla em inglês — contra uma empresa do ramo de carnes que empregava imigrantes ilegais. Contatamos que a fotografia foi manipulada e encontramos versões originais em bancos de imagem. A reportagem também usou notícias para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

fátima
Fátima