Montagem satírica com ofensas a ‘globalistas’ no Fórum Econômico Mundial circula como se fosse real

Por Marco Faustino

19 de janeiro de 2024, 14h57

Um vídeo manipulado de teor satírico que mostra um homem ofendendo os “globalistas” e o fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, tem sido compartilhado como se fosse real. O conteúdo foi produzido pelo influenciador e comediante iraniano Damon Imani, que confirmou que se trata de um conteúdo humorístico.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 70 mil visualizações no TikTok, 30 mil visualizações no Kwai e 5.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (19).


Selo falso

Na casa dos globalistas em Davos, no fórum mundial de economia [em 2024], o cara [Damon Imani] mandou essa: vão se fuder, globalistas

Vídeo que mostra comediante e criador de conteúdo iraniano ofendendo Klaus Schwab no Fórum Econômico Mundial é montagem

Um vídeo satírico em que o influenciador e comediante iraniano Damon Imani aparece em um púlpito ofendendo Klaus Schwab e os “globalistas” tem sido compartilhado nas redes como se fosse real e mostrasse uma cena ocorrida na edição deste ano do Fórum Econômico Mundial. Na montagem, o comediante profere xingamentos que supostamente teriam feito com que Schwab e a presidente da Suíça, Viola Amherd, saíssem constrangidos do palco.

A gravação editada foi compartilhada inicialmente por Imani no X (ex-Twitter) sem qualquer indicação de que se tratava de uma montagem. Em post publicado minutos depois, no entanto, o criador de conteúdo afirma que o vídeo é “uma sátira, mas verdade”.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

As imagens de Schwab e Viola Amherd usadas na montagem foram extraídas de uma transmissão ao vivo veiculada em 16 de janeiro deste ano no canal oficial do Fórum Econômico Mundial no YouTube. Não há nas cenas reais, no entanto, indícios de que as autoridades teriam sido ofendidas ou constrangidas a deixar o palco.

A edição de 2024 do Fórum Econômico Mundial ocorre entre os dias 15 e 19 de janeiro em Davos, na Suíça. O evento reúne chefes de Estado e representantes do setor privado para discutir temas que impactam o mundo em diversas frentes, como a econômica, a social e a ambiental. Neste ano, o Brasil está sendo representado por ministros do governo Lula (PT), além do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.

Leia mais
Nas Redes Fundador do Fórum Econômico Mundial não disse que tem cientistas e mídia ‘nos bolsos’

São frequentes nas redes peças de desinformação sobre o Fórum Econômico Mundial. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, publicações enganosas que inventavam declarações de Schwab e até do Papa Francisco.

Tanto a organização quanto a figura de Schwab também são reiteradamente citadas pelos que defendem a teoria conspiratória do “globalismo”, que alega que autoridades e organizações internacionais estariam trabalhando em conjunto para criar um grande governo global, pautado por ideais de esquerda e pelo fim da autoridade nacional.

Referências:

1. X (1 e 2)
2. YouTube
3. O Estado de S. Paulo
4. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.