Trata-se de uma manipulação a imagem que circula nas redes e mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assediando a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. No registro original, Biden toca o antebraço de Janja. O registro foi feito no dia 10 de fevereiro pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, durante visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Branca.
A montagem acumula, até a tarde desta sexta-feira (17), 255 mil visualizações no TikTok e 35 mil visualizações no Kwai. Ela também foi compartilhada centenas de vezes no Facebook.
Circula nas redes sociais uma versão manipulada da foto do encontro da primeira-dama Janja com Joe Biden para sugerir que o presidente americano teria praticado assédio. Na imagem original, registrada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, a mão de Biden toca o antebraço de Janja (veja abaixo).
Lula viajou para os Estados Unidos no dia 9 de fevereiro e se encontrou com Biden e outros políticos americanos, como o senador Bernie Sanders. Após a reunião, a embaixada do país divulgou uma nota em que reafirma a relação bilateral e garante o compromisso no fortalecimento da democracia, no avanço da agenda dos direitos humanos e no combate à crise climática.
Janja, por sua vez, iria participar de um encontro reservado com a primeira-dama americana, Jill Biden, que foi desmarcado. Segundo o Palácio do Planalto, Jill passou mal na data marcada para a reunião e teve que cancelá-la.