🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que Joe Biden assedia Janja

Por Luiz Fernando Menezes

17 de fevereiro de 2023, 15h32

Trata-se de uma manipulação a imagem que circula nas redes e mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assediando a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. No registro original, Biden toca o antebraço de Janja. O registro foi feito no dia 10 de fevereiro pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, durante visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Branca.

A montagem acumula, até a tarde desta sexta-feira (17), 255 mil visualizações no TikTok e 35 mil visualizações no Kwai. Ela também foi compartilhada centenas de vezes no Facebook.


Selo falso

Vídeo mostra foto editada para parecer que Biden apalpou seio de Janja

Circula nas redes sociais uma versão manipulada da foto do encontro da primeira-dama Janja com Joe Biden para sugerir que o presidente americano teria praticado assédio. Na imagem original, registrada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, a mão de Biden toca o antebraço de Janja (veja abaixo).

Foto mostra Lula, Janja e Biden durante visita aos EUA. No registro, mão do presidente americano segura antebraço da primeira-dama brasileira.
Foto original. Lula e Janja visitaram a Casa Branca no dia 10 de fevereiro (Ricardo Stuckert/PR)

Lula viajou para os Estados Unidos no dia 9 de fevereiro e se encontrou com Biden e outros políticos americanos, como o senador Bernie Sanders. Após a reunião, a embaixada do país divulgou uma nota em que reafirma a relação bilateral e garante o compromisso no fortalecimento da democracia, no avanço da agenda dos direitos humanos e no combate à crise climática.

Janja, por sua vez, iria participar de um encontro reservado com a primeira-dama americana, Jill Biden, que foi desmarcado. Segundo o Palácio do Planalto, Jill passou mal na data marcada para a reunião e teve que cancelá-la.

Leia mais
Nas Redes Montagem com legenda machista mente ao dizer que foto mostra Janja de lingerie
Nas Redes É falso que Janja aparece em foto ao lado de traficante preso no Rio de Janeiro
Nas Redes Não é Janja mulher que aparece em foto sentada em bancada de cozinha

Referências:

1. Twitter (@JanjaLula)
2. Presidência da República
3. Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
4. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.