🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Montagem engana ao mostrar Bolsonaro em museu vendo vídeo de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

20 de maio de 2019, 17h12

É uma montagem a imagem em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assiste a um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um museu de Dallas, nos Estados Unidos. A foto original, tirada no dia 15 de maio, mostra a equipe do governo brasileiro em visita ao museu The Sixth Floor, que conta a história de vida do ex-presidente americano John F. Kennedy. É ele, inclusive, quem aparece na tela observada por Bolsonaro.

A peça de desinformação foi enviada ao Aos Fatos por leitores no WhatsApp, onde também circula (inscreva-se aqui). Ela também foi publicada no Facebook por perfis pessoais e páginas como Isso a Globo Não Mostra e acumula cerca de 9.600 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Melhor do dia! O #idiota inútil #BOLSONARO assistiu no Museu de Dallas imagem do melhor #Presidente do #Brasil: #LULA...olha a cara dele e do #PauloGuedes de inveja e despeito…

O texto acima acompanha uma foto editada da visita do presidente Jair Bolsonaro ao museu The Sixth Floor (“O sexto andar”, em inglês). Na imagem original, tirada por Marcos Corrêa, da Presidência da República, Bolsonaro está assistindo a um vídeo do ex-presidente americano John F. Kennedy, como pode ser visto abaixo:

O museu, que realmente fica em Dallas, no estado americano do Texas, conta a história de John F. Kennedy e de seu assassinato, em novembro de 1963. O presidente Bolsonaro visitou as instalações no dia 15 de maio.

A montagem também foi checada como falsa pelo e-Farsas.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.