🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Ministros do STF são alvos de reportagens falsas, vídeos antigos e mentiras já desbancadas

Por Marco Faustino e Bruna Leite

16 de novembro de 2022, 19h13

A participação de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em um evento em Nova York desencadeou uma onda de desinformação contra os magistrados, que acumulou mais de 150 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de curtidas no Kwai até esta quarta-feira (16).

Quatro ministros do tribunal — Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski — falaram em uma das mesas da Brazil Conference, encontro que é organizado todo ano pelo Grupo Lide, empresa fundada e controlada pelo ex-governador paulista João Doria, ex-PSDB e atualmente sem partido.

Os integrantes do STF estão entre os principais alvos de manifestantes inconformados com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição.

  • Postagens atribuem a Moraes a identidade de um homem hostilizado em uma reunião e inventam uma reportagem do Metrópoles com declarações jamais ditas por ele sobre as Forças Armadas;
  • Também voltaram a circular desinformações já checadas por Aos Fatos, como a suposta participação de Luís Roberto Barroso em orgia em Cuba que teria contado com a participação do petista José Dirceu;
  • e a teoria conspiratória de que o evento ocorrido na segunda (14) e na terça (15) era um sinal de que os ministros já sabiam o resultado das eleições.

Confira abaixo em detalhes o que checamos:

  1. É falso que Alexandre de Moraes foi chamado de ditador em palestra sobre democracia
  2. É falso que Alexandre de Moraes disse que transição de governo tem que ser feita com urgência


Selo falso

A palestra sobre Democracia dada pelo #AlexandreDeMoraesNaCadeia foi assim

Vídeo mostra Luís Almagro em palestra, não Alexandre de Moraes, como diz a postagem

Não é o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, o homem que é xingado em uma palestra em um vídeo que circula nas redes. O alvo do protesto é Luís Almagro, Secretário-Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), e as cenas que aparecem na peça de desinformação foram gravadas na IX Cúpula das Américas, em Los Angeles, no dia 7 de junho.

Na ocasião, um ativista do Partido Socialista Liberal acusou Almagro de “promover” golpes de Estado na América Latina, se referindo ao ocorrido na Bolívia em 2019. Não havia, na ocasião, delegação brasileira na cúpula: os representantes nacionais chegaram a Los Angeles dois dias depois do incidente. Nenhum ministro do STF estava na delegação brasileira na ocasião.


Selo falso

Posts difundem montagem que simula matéria do Metrópoles para alegar que Moraes disse que a transição de governo precisa ser feita com urgência, o que é falso.

Uma montagem que simula reportagem do Metrópoles também foi difundida nas redes sociais com uma declaração inventada de Alexandre de Moraes sobre a cúpula das Forças Armadas. O site de notícias negou ter feito a publicação e Aos Fatos não encontrou qualquer declaração pública de teor igual ou semelhante do magistrado no portal, na imprensa ou em mecanismos de busca.

A peça de desinformação usa uma reprodução da transmissão da fala do ministro na Brazil Conference, em Nova York, nos Estados Unidos, na segunda-feira (14). Nos quase 10 minutos em que usou a palavra, Moraes não citou as Forças Armadas ou militares. Outros elementos permitem atestar que se trata de uma imagem manipulada: o título está em letras maiúsculas, o que foge ao padrão do portal; a linha fina está em itálico e usa um formato de letra diferente do design do Metrópoles; não há no expediente do veículo um jornalista chamado Paulo Rogério Vericatto.

Referências:

1. OEA
2. State.gov
3. Opera Mundi
4. El País Brasil
5. UOL
6. Aos Fatos
7. Metrópoles (1 e 2)
8. Google
9. Canal do Lide no YouTube
10. Escriba

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.