‘Metrópoles’ não publicou notícia que descreve Manaus como ‘cidade bolsonarista’

Compartilhe

Não é verdade que o Metrópoles publicou uma reportagem que descreve Manaus como a “cidade bolsonarista da Amazônia”. As peças de desinformação compartilham uma montagem para alegar que o veículo teria emitido uma opinião política ao noticiar um tiroteio ocorrido no último sábado (26). O diretor de redação do portal confirmou ao Aos Fatos que o texto nunca foi publicado.

As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta terça-feira (29).

Manaus: na cidade bolsonarista da Amazônia, quatro homens descarregam chuva de tiros em jovem suspeito de assalto [Metrópoles]

Print de post publicado nas redes. No topo, há um comentário que diz: ‘Imprensa sendo imprensa o que tem haver o cu com as calças. Só dizer que a dama do tráfico também é daqui do Amazonas que aliás fez reuniões com um certo ministro hoje no STF.’ Abaixo, há uma imagem de câmera de segurança mostrando uma cena de violência que registra dois homens armados próximos à entrada de uma loja. Na parte inferior da imagem, aparece o logo do veículo ‘Metrópoles’ com a legenda: ‘Manaus: na cidade bolsonarista da Amazônia, quatro homens descarregam chuva de tiros em jovem suspeito de assalto.’

Posts nas redes têm compartilhado um print de uma manchete nunca publicada pelo Metrópoles para fazer crer que o site teria classificado Manaus como a “cidade bolsonarista da Amazônia” ao noticiar um tiroteio ocorrido no último sábado (26). O diretor de redação do veículo afirmou ao Aos Fatos que o texto nunca foi publicado pelo portal: “O título foge completamente aos nossos padrões”.

Por meio de busca avançada no site do Metrópoles e em versões arquivadas de páginas do veículo na Wayback Machine do Internet Archive, Aos Fatos não encontrou indícios de que tenha sido publicada uma notícia com o título “Manaus: na cidade bolsonarista da Amazônia, quatro homens descarregam chuva de tiros em jovem suspeito de assalto”.

O print que circula nas redes também traz indícios de falsificação. Além de o título da reportagem conter uma quantidade de caracteres muito superior à que é habitualmente usada pelo veículo, a fonte usada na manchete destoa da que é oficialmente adotada pelo portal (veja comparação abaixo).

Comparativo mostra diferença entre estilos das fontes — mais precisamente das letras ‘n’ e ‘j’ — usadas pelo Metrópoles (à esq.) e pela peça de desinformação (à dir.)
Comparativo ressalta a diferença entre as letras ‘n’ e ‘j’ usadas pelo Metrópoles (à esq.) e pela peça de desinformação (à dir.)
A letra ‘n’ usada pelo Metrópoles (à esq.) é mais alongada do que a adotada na notícia falsa (à dir.), enquanto o ‘j’ verdadeiro não possui a curva acentuada na ponta (Reprodução).

De acordo com a Polícia Militar do Amazonas, na noite do último sábado (26), quatro homens armados ainda não identificados atiraram em dois suspeitos de assalto em Manaus. Um deles morreu e o outro ficou ferido.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com o diretor de redação do Metrópoles para verificar se a manchete que circula nas redes havia sido publicada pelo portal. A reportagem também pesquisou pelo suposto texto em mecanismos de busca e em páginas arquivadas na ferramenta Wayback Machine do Internet Archive.

Compartilhe

Leia também

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

falsoÉ falso que Rio decretou estágio de alerta 4 após operação contra o Comando Vermelho

É falso que Rio decretou estágio de alerta 4 após operação contra o Comando Vermelho

falsoRepórter da Globo não foi expulsa de entrevista coletiva de Donald Trump

Repórter da Globo não foi expulsa de entrevista coletiva de Donald Trump

fátima
Fátima