🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Metrô de Nova York não exibiu anúncio que mostra Bolsonaro como Pinóquio

Por Marco Faustino

22 de setembro de 2021, 18h57

Não é verdade que uma estação do metrô de Nova York exibiu um anúncio que mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como Pinóquio, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). Trata-se de uma montagem feita sobre uma foto disponível na internet desde 2018. Além disso, propagandas de cunho político não são permitidas no sistema de transportes públicos da cidade.

O conteúdo enganoso acumula ao menos 32 mil compartilhamentos em publicações no Facebook nesta quarta-feira (22).


Metrô de New York. Só para termos a real dimensão da coisa.

Uma sequência de cartazes que caricaturiza o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como o personagem infantil Pinóquio, com as palavras liar, lousy e loser (mentiroso, nojento e perdedor, em inglês), vem sendo compartilhada nas redes como se tivesse sido exibida no metrô de Nova York, o que é falso. Trata-se de uma montagem feita a partir de uma foto disponível na internet desde julho de 2018, que não faz qualquer alusão a Bolsonaro.

Em nota, a MTA (Autoridade Metropolitana de Transporte), companhia responsável pelo transporte público em Nova York, afirmou ao Aos Fatos que não permite anúncios de cunho político no sistema de transportes da cidade e que não houve qualquer autorização para exposição de imagens críticas a Bolsonaro em espaços publicitários no metrô.

A foto original do painel publicitário é de autoria da designer gráfica Laura Panzo, que a transformou em um mockup, uma imagem feita para ser usada em simulações digitais de campanhas de publicidade. Aos Fatos verificou que a mesma imagem, porém com outras criações artísticas, é comumente usada como uma prévia da propaganda a clientes no metrô de Nova York (confira aqui, aqui e aqui).


Criações artísticas. Imagem mostra outras criações artísticas que utilizaram esse mesmo mockup

Aos Fatos também verificou elementos idênticos entre a montagem que circula nas redes e o mockup criado por Panzo, como o ângulo, iluminação, rachaduras, manchas nas paredes e no piso, artefatos, além de sequências numéricas (409-003, 409-005 e 409-007) que identificam os espaços publicitários (veja abaixo).


Elementos idênticos. Comparativo mostra detalhes idênticos entre a montagem que circula nas redes e o mockup criado pela designer Laura Panzo.

A montagem ganhou força nas redes depois que foi compartilhada pelo designer gráfico brasileiro Butcher Billy em seus perfis no Instagram e Twitter. Nas postagens, o designer não diz se é o responsável pela arte, nem indica que se trata de ficção. Os traços da caricatura de Bolsonaro, no entanto, são idênticos aos de uma outra arte publicada por ele (veja abaixo o comparativo).


Traços idênticos. Imagem compara os traço do rosto de Bolsonaro que aparece na montagem que circula com uma outra arte publicada pelo designer "Butcher Billy"

O designer foi procurado por Aos Fatos, mas não respondeu até a publicação desta checagem. A publicação dele no Instagram foi posteriormente apagada.

Referências:

1. Poder 360
2. Madeline
3. Art Station
4. Instagram
5. Twitter
6. Archive.is


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa

de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.