Não é verdade que metanol foi detectado na Heineken

Compartilhe

Não é verdade que autoridades paulistas confirmaram casos de intoxicação por metanol após ingestão da cerveja Heineken. Em nota, a empresa negou as alegações e disse não haver registros similares. A Polícia Civil de São Paulo também negou ter divulgado qualquer informação sobre marcas de bebidas contaminadas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 63 mil curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (6).

HEINEKEN É A PRIMEIRA CERVEJA COM USO DE METANOL COMPROVADO, AUTORIDADES EM ALERTA

A imagem mostra duas pessoas de colete azul e camisa branca em um galpão com prateleiras altas cheias de caixas. Uma delas segura uma prancheta e escreve em um papel, enquanto a outra observa. No canto inferior esquerdo, há a imagem de um homem de terno cinza, gravata vermelha e camisa branca, posicionado à frente de uma pilha de caixas de cerveja Heineken. Na parte superior da imagem, há um texto em letras maiúsculas vermelhas: 'HEINEKEN É A PRIMEIRA CERVEJA COM USO DE METANOL COMPROVADO AUTORIDADES EM ALERTA'. Na parte inferior, está escrito 'SÃO PAULO'.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que a Heineken seria a primeira marca de cerveja comprovadamente contaminada por metanol. Em nota, a empresa negou as alegações e informou que, entre os casos recentes envolvendo a substância, não há registro de contaminação em cervejas, apenas em bebidas destiladas.

Aos Fatos também entrou em contato com a Polícia Civil de São Paulo, que disse não ter divulgado qualquer informação sobre marcas de bebidas contaminadas com metanol.

Especialistas confirmam que cervejas e vinhos possuem um risco menor de adulteração pela substância, tanto pela forma de produção quanto pelo envase. Ainda assim, autoridades desaconselham o consumo de bebidas alcoólicas no momento.

“Não existe bebida totalmente segura. Neste momento de crise, a orientação é evitar os destilados, sobretudo os incolores, e sempre ter certeza da procedência do produto”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para sustentar a alegação enganosa, algumas peças de desinformação compartilham um vídeo manipulado do apresentador Reinaldo Gottino, do programa Cidade Alerta, da TV Record, como se o telejornal tivesse noticiado o caso. No entanto, a gravação foi gerada por inteligência artificial.

Não há registros de uma reportagem semelhante no site do Cidade Alerta. Além disso, análise feita por Aos Fatos identificou indícios típicos de manipulação por IA, como movimento distorcido dos lábios, voz artificial e repetição de movimentos corporais, além do uso da trilha sonora do Jornal Nacional, programa de outra emissora.

Intoxicação por metanol. Segundo o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado no último domingo (5), foram registradas 225 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas, entre casos investigados e confirmados. Duas pessoas morreram em decorrência do envenenamento.

A maior parte das ocorrências (192) foi registrada em São Paulo. Destas, 14 foram confirmadas e 178 ainda estão sob análise.

A Polícia Civil paulista investiga a hipótese de que o metanol tenha sido usado para higienizar garrafas em fábricas clandestinas de bebidas falsificadas. Já a Polícia Federal apura se houve atuação do crime organizado na adulteração dos produtos.

Aos Fatos também desmentiu outras desinformações virais a respeito da crise, como falsos casos de contaminação por metanol no café, no leite e na água mineral.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com a Heineken e com a Polícia Civil de São Paulo, que negaram as alegações. Também realizamos buscas sobre o tema na imprensa.

Além disso, analisamos as publicações que continham a imagem do apresentador Reinaldo Gottino e concluímos que as peças foram geradas por IA.

Referências

  1. Heineken
  2. g1 (1, 2, 3 e 4)
  3. r7
  4. Governo federal
  5. metanol (1 e 2)
  6. café
  7. leite
  8. água mineral

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima