Anúncios veiculados no Instagram neste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024, violam as regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e fazem críticas e ataques a candidatos a prefeito em três capitais brasileiras.
A reportagem dos Aos Fatos encontrou cinco anúncios com propaganda negativa contra Guilherme Boulos (PSOL), Cristina Graeml (PMB) e Capitão Alberto Neto (PL), que concorrem às prefeituras de São Paulo, Curitiba e Manaus, respectivamente. A plataforma não informa o alcance ou o custo dos impulsionamentos.
Publicados por páginas e perfis apócrifos, os anúncios descumprem pelo menos três regras de propaganda eleitoral estabelecidas pelo TSE, que proíbe:
- Anúncios pagos por terceiros;
- Impulsionamento de propaganda negativa;
- Propaganda política nas 48 horas que antecedem o pleito.
No dia 20 de setembro, a Meta — empresa responsável por Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads — afirmou que suspenderia anúncios políticos entre os dias 4 e 7 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno das eleições (6 de outubro); e entre os dias 25 e 28 de outubro, por causa do segundo turno, marcado para este domingo (27).
Porém, até a publicação desta reportagem, os anúncios com propaganda negativa contra os candidatos circulavam livremente, sem rótulo de conteúdo político, e não foram moderados pela plataforma.
Durante o primeiro turno, Aos Fatos também reportou que anúncios haviam sido impulsionados fora do período permitido na plataforma.
- Na véspera do primeiro turno, foram impulsionados conteúdos com desinformação sobre Guilherme Boulos;
- No dia da votação, apoiadores dos candidatos à prefeitura de São Paulo impulsionaram conteúdos de boca de urna digital.
Na época, a Meta não quis se manifestar sobre os casos. Aos Fatos questionou mais uma vez a plataforma sobre os novos anúncios irregulares e não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou, na Biblioteca de Anúncios da Meta, por publicações com o nome dos candidatos às prefeituras das 15 capitais brasileiras onde haverá segundo turno nas eleições deste ano.
Também procuramos informações da página responsável pelo anúncio e consultamos as regras da Justiça Eleitoral e da Meta para impulsionamentos políticos.
Constatadas potenciais violações, questionamos a empresa, que não respondeu.